Câmara dos Deputados aprova PL que concede para Torres título de Capital Nacional do Balonismo

A proposta segue agora para votação (e possível aprovação) junto ao Senado Federal, para então passar pela sanção presidencial.

Vários balões reunidos para uma das provas do Festival Internacional do Balonismo de 2023, em Torres
2 de agosto de 2023

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (01/08) o PL 9073/2017, de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB – RS), que concede ao município de Torres o importante título de “Capital Nacional do Balonismo”.

Em suas redes sociais, entre menções de atores que auxiliaram nesta caminhada em busca da consolidação de Torres como Capital Nacional do Balonismo, Alceu Moreira citou a participação do vereador Gimi Vidal, do ex-secretário de Turismo Roniel Lummertz e dos ex-vereadores Alessandro Bauer e Tubarão, bem como do deputado federal Afonso Motta (PDT – RS) – que foi o relator da Proposta na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), na Câmara dos Deputados. Em maio, após aprovação do projeto junto a Comissão de Cultura da Câmara, o deputado também havia citado a articulação da ex-vereadora Zete Silveira com a deputada federal Maria do Rosário (PT – RS), responsável pela relatoria do PL naquela comissão.

A proposta segue agora para votação (e possível aprovação) junto ao Senado Federal, para então passar pela sanção presidencial.

A proposta busca potencializar ainda mais o turismo de Torres através da atividade do balonismo, amplamente difundida na cidade. Torres possuí diversos balonistas profissionais e sedia, anualmente, o tradicional Festival Internacional de Balonismo, evento que há mais de 30 anos reúne dezenas de pilotos em seus balões, shows nacionais, atrações paralelas e milhares de turistas, movimentando a economia da região.

Balões ganhando o céu em Festival de Balonismo passado (FOTO por Gustavo Selau – em Prefeitura de Torres)

 

Prefeitura de Torres também comemora

 

A Prefeitura de Torres, em seu site oficial, também comemorou mais esse importante passo, que deve oficializar a cidade como ‘Capital Nacional do Balonismo’. “Várias tratativas foram realizadas em Brasília pelo prefeito Carlos Souza e Secretariado para conquista do título. Foi incansável a defesa do prefeito pela positiva designação, fazendo contatos, levando material, buscando pareceres favoráveis junto a autoridades e órgãos representativos. Muito satisfeito, o prefeito destaca a importância do título para o município, reconhecendo que o mérito é em consequência do esforço de muitos”.

Além de nomes já citados pelo deputado Alceu Moreira, Carlos  também destacou a atuação de mais deputados federais como Pompeo de Matos e Afonso Hann. Lembrou ainda do empenho, do vereador Fábio da Rosa e secretário municipal da Assistência Social, e do ex-secretário de Turismo, Fernando Nery.

“Tendo em conta a tradição do balonismo na cidade, o prefeito frisa que várias lideranças de diferentes segmentos, se empenharam na obtenção do título com o objetivo de incrementar o turismo no município”. Em nome do Sr. Rubens de Rose e Edgar Denardi, pioneiro neste processo, o prefeito Carlos agradeceu o apoio e contribuição de todos.

O 34º Festival Internacional de Balonismo vai ocorrer entre 1º e 5 de maio de 2024.

Na imagem, Alceu Moreira discursa junto ao prefeito Carlos Souza (esquerda) e o vice Fábio Amoretti (direita) na abertura do Festival Internacional de Balonismo 2023.

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados