Na última quarta-feira, dia 14/6, a presidente da Câmara Municipal de Torres, Vereadora Gisa Webber (PP) comandou uma reunião. Em pauta a volta da enrolada questão da necessidade (hoje jurídica) de encaminhar, votar e debater as modificações ou adequações do Plano Diretor Urbano de Torres. Trata-se um processo já atrasado mais de 10 anos, por isso já questionado pelo Ministério Público Estadual e Federal.
A reunião aconteceu nas dependências do Poder Legislativo torrense e teve a presença dos demais vereadores. Foi realizada para receber formalmente representantes da Secretaria de Planejamento do Governo Carlos Souza (no poder desde janeiro deste ano) e de representantes do chamado Fórum Empresarial (que representa a maioria das Associações de Classe da Economia da cidade) para tratar sobre a importância e urgência da atualização do Plano Diretor.
Conforme informa a assessoria da vereadora Gisa Webber (em nota publicada no Facebook), a representação que visitou a Câmara compartilhou um problema, que estaria emperrando o término do documento oficial – que deve ser entregue à casa legislativa para ser debatido e votado. É que estaria faltando recursos financeiros para que a prefeitura contrate serviços profissionais para a formalização do Projeto de Lei das modificações do Plano Diretor. E os empresários, junto com os técnicos do poder executivo, pedem que a Câmara participe financeiramente na necessária contratação deste serviço final.
Em resposta ao pedido, a presidente da Câmara diz que fará o possível para auxiliar o andamento e conclusão do processo. “É de suma importância que o Plano Diretor esteja em tramitação ainda este ano no Legislativo, para que possamos apreciar o mais rápido possível”, afirma Gisa no final de nota.