Cerca de 30 pessoas participaram nesta terça-feira (18 de junho) de caminhada com o propósito de marcar, em Torres, o Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa (data celebrada dia 15 de junho). Vários grupos de idosos foram representados na atividade, distribuindo material educativo para a população e comércio no trecho percorrido, incluindo a Av. Barão do Rio Branco. A promoção foi da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. A concentração foi às 14h, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado da Rua Pedro Cincinato Borges, 343, em direção à Praça XV de Novembro.
Na Praça XV – durante fala da secretária de Assistência Social, Helvia Sanae Mano, e da presidente do Conselho, Joelci de Souza Alianiello – foram lembrados variados tipos de violência que atingem os idosos além da física, como a financeira e a patrimonial, por exemplo. Foi explicado sobre o “Junho Violeta”, mês de Combate à Violência da Pessoa Idosa – tendo como marco o Dia Mundial de Conscientização em 15 de junho, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A atuação de Ingrid Emmer, do Conselho de Diretos da Pessoa Idosa, foi exaltada. No momento, dona Ingrid encontra-se numa instituição de longa permanência em Torres.
Os educadores físicos dos Grupo de Idosos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), também presentes na caminhada, promoveram um momento de confraternização por meio de música e dança na Praça. A Caminhada “Violetas contra a Violência, Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa. Eu apoio!” foi realizada com o propósito de defender e cuidar dos nossos idosos. A cor violeta é o símbolo da luta contra a violência ao idoso. “Ao invés de violentar um idoso, dê uma violeta em forma de gratidão por eles existirem.” Além dos idosos, participaram da iniciativa, familiares e amigos.