A Diretoria da Rota Turística Caminho dos Vales e das Águas, tem participado de diversos encontros e feiras, visando a divulgação da rota do Litoral Norte. Nos últimos dias 8 e 9 de novembro, a divulgação ocorreu na FESTURIS (Feira Internacional de Turismo), em Gramado, quando foram mantidos contatos importantes e trocas de experiências com agências de turismo de todo o território nacional e de outros países. O Diretor da Rota Turística Carlos Renato Cechin e o Turismólogo Alexandre Porcatt fizeram exposições dos pontos e produtos turísticos da região da rota, através do vídeo institucional e dos materiais de divulgação. Durante todo o evento foram apresentados para degustação, vários produtos produzidos nos empreendimentos dos nove municípios envolvidos na rota.
A convite dos Conselhos das Unidades de Conservação Estaduais, APA Rota do Sol e Estação Ecológica Aratinga, a Diretoria da Rota Turística participou de reunião no último dia 20 de novembro, na Comunidade de Contenda, Estrada Rota do Sol, para expor o material do “Caminho dos Vales e das Águas”. Este foi mais um espaço para divulgação do material da rota e dos pacotes turísticos organizados pelos municípios.
Na quinta feira a noite, dia 22, na Casa da Terra, a rota Caminho dos Vales e das Águas fez exposição com degustação dos produtos dos empreendimentos da região. O público do evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Torres, é caracterizado como parceiro da rota, já que predominaram empresários do setor hoteleiro.
Na avaliação do Conselho Diretor e Fiscal do “Caminho dos Vales e das Águas”, todos os eventos para divulgação da rota do Litoral Norte são importantes, pois proporciona o conhecimento do potencial turístico da região e da oferta turística dos diferentes segmentos de turismo existentes nos nove municípios.
Sobre a Rota Turística Caminho dos Vales e das Águas
A Rota Turística Caminho dos Vales e das Águas é formada por nove municípios da região Litoral Norte e Pé da Serra Gaúcha: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras e Três Forquilhas. A rota tem como objetivo o fomento da prática do turismo, como instrumento de desenvolvimento social, humano e econômico da região.
São diversos atratores naturais, culturais e de entretenimento – que contam com a organização dos empreendedores e administrações municipais para recepção ao turista por entre os vales, dunas, cachoeiras, rios e lagoas . Há espaços diversos em locais aprazíveis ligados à produção – como fábricas de sucos de banana e açaí, casa do mel e do melado, casa de doces, produção artesanal de cachaça, entre outras. A natureza dos municípios integrantes da rota turística mostra seu esplendor com cascatas e rios sinuosos, águas límpidas correndo sobre as pedras em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica, ligadas à Lagoa Itapeva e ao Mar.
Além destas características predominantes da Rota Caminho dos Vales e das Águas, a região contará ainda com a implementação de um importante equipamento turístico: uma embarcação Catamarã, que fará um passeio náutico por diversos pontos da Lagoa Itapeva – uma demanda antiga da região, em prol do turismo sustentável e desenvolvimento econômico. Haverá ainda o incentivo a atividades esportivas junto a Lagoa (como caiaque, Stand-up Padle).
Uma gastronomia variada e rica, típica da região, associadas a pousadas em meio à natureza, completam a Rota Turística – que segue o Caminho dos Vales e das Águas, entre as rodovias Estaduais, Federal e Municipais ao pé da serra e junto ao litoral.