A campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza será antecipada neste ano por causa da pandemia do coronavírus. A imunização, que costuma ser feita em abril, vai começar em 23 de março no Rio Grande do Sul e demais estados, e termina no dia 22 do mês seguinte.
O “Dia D” será 9 de maio. Neste ano, serão incluídos nos grupos prioritários adultos de 55 a 59 anos. “A vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico do Covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos”, explicou a Secretaria de Estado da Saúde.
As doses da vacina trivalente protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
As etapas da campanha
1ª fase – a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
2ª fase – a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
3ª fase – a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Em Torres
Em Torres, para evitar aglomeração de pessoas, a vacinação não será realizada em Unidades de Saúde, como de hábito. “A vacina será aplicada em locais amplos e arejados. O único Posto de Saúde que aplicará a vacina é do Posto do Rio Verde”, ressalta a prefeitura.
Confira as datas, os grupos que serão atendidos e os locais. Procure o lugar mais próximo de sua casa para evitar a circulação pela cidade