Isadora Selau Santos da Silva é uma alegre garotinha de seis anos que adora brincar. Ela corre, dança e se embala no balanço de sua casa ,no bairro Praia da Cal (em Torres) .Esta é a atitude a normal para uma criança .Mas para Isadora fazer estas brincadeiras é mais difícil – pois ela nasceu com má formação óssea, além de um severo curvamento e encurtamento dos ossos das pernas, que a impede de caminhar normalmente. Por isso, ela tem que andar o tempo todo na pontinha dos pés – O que ocasionalmente lhe causa dores .O sonho de Isadora é poder calçar sapatos.
“No Brasil só existem mais três casos iguais ao da menina”, fala Zeli da Silva Selau, 46 anos ,mãe de Isadora. Desde que nasceu a mãe levava Isadora para consultas no hospital São Lucas da PUC, em Porto Alegre, em busca de tratamento .Segundo os médicos, a solução seria fazer uma cirurgia mais específica, só que o hospital não teria condições de fazê-la – sendo que inclusive, falou-se da possibilidade de amputação e colocação de próteses, pois com a idade (e o crescimento da criança) o problema tende a se agravar . Foi então que Zeni recebeu orientação para consultar um cirurgião especialista em alongamento ósseo, no estado de São Paulo. A verba para a viagem veio através de doações e de um bingo beneficente.
O tratamento
Segundo o especialista paulista, é possível fazer a correção da má formação, mas o tratamento será longo e é necessário que se façam três cirurgias complexas, em intervalos de um ano entre uma e outra. Mas a família não tem condições financeiras para isso…
O grande problema para a família Selau é o valor das operações: R$70 mil cada uma, e mais o valor de hospital, que no caso deve ser um hospital que aceite e tenha condições de fazer o procedimento. No Hospital Albert Einstein em São Paulo, onde o cirurgião opera, sairia em torno de R$600 mil as internações. Zeni hoje procura uma outra opção de hospital na capital paulista.
Como ajudar?
Para que esta cirurgia se concretize é necessário que a comunidade ajude-diz Zeni. A ajuda pode ser feita através de uma vaquinha online-feita na internet ‘TODOS JUNTOS POR ISADORA’. Pode também ser feita através de doações em depósitos bancários na Caixa Econômica Federal, em nome de Isadora Selau Santos da Silva – operação 013, conta-poupança 00009780-3.Outras doações podem ser feitas com a mãe de Isadora no fone(51)996852419.
No próximo dia 11 de agosto, será realizado um jantar dançante em prol do tratamento para Isadora, O evento será no Salão Comunitário São Francisco. Convites no numero (51)996852419, com Zeni.