CANICROSS: Cãominhada e corrida com cachorro aconteceu em Torres

Evento beneficente da Vai Totó teve peso nacional e chamou atenção no dia 05 de maio, simultaneamente a realização do Festival do Balonismo

7 de maio de 2019

Dezenas de pessoas e cães do Rio Grande do Sul participaram, na manhã de domingo (dia 05), da Vai Totó Praia que iniciou na Prainha, em Torres, e passou por belas paisagens da cidade. O evento foi organizado com apoio de diversas entidades como Secretaria de Esportes de Torres, Conselho de Educação Física, CORSAN, Secretaria de Esportes do RS, entre outros.

Corrida com cachorro, caminhada pela orla, sorteios, cãorridinha das crianças, distribuição de brindes foram algumas das atrações do evento. Mas o grande destaque – segundo os participantes – foi o trajeto do morro da Guarita. “Amo participar dos eventos da Vai Totó e esse aqui está incrível, com uma paisagem maravilhosa,” relata a veterinária Maristela (da Cusco Equipe de Canicross), que correu com a Luci.

Segundo o organizador do evento, Maurício Pinzkoski, o objetivo da Vai Totó é a promoção da qualidade de vida animal e o bem-estar humano. “Esse é um evento para pessoas e cães se aproximarem de modo instintivo, positivo e com muita natureza”, destacou. O evento que ocorreu junto ao Festival Internacional do Balonismo de Torres, e merece mais um destaque por ter sido o primeiro Campeonato Brasileiro de Canicross. “Fundamos uma federação de esportes com cães e nos organizamos para escrever a história do esporte aqui em Torres”, finalizou Pinzkoski.

A corrida com cachorro é um esporte chamado canicross. Consolidado em 1990, na Inglaterra, o objetivo da atividade é estabelecer um vínculo com o cachorro através da corrida em que o cão deve ir à frente, utilizando um equipamento apropriado, fazendo tração. “Muito popular na Europa, no Brasil ele tem se desenvolvido a partir do Rio Grande do Sul com as ações voluntárias e beneficentes da Vai Totó desde 2016”, indica Pinzkoski.

Com caráter beneficente,  o evento do último domingo doou 110Kg (e doará mais 100kg) de ração ao projeto Vira Lar, que funciona também em Torres. Confira os campeões da etapa torrense- consagrados também campeões brasileiros de Canicross (conforme a Vai Totó).

 

Categoria Estreante Feminino – 1º Daniela Gorziza / Cusco – 24’21”33

Categoria Estreante Masculino – 1º Maicon Grossmann – ASCORT 20’42”77

Categoria Elite Feminino – DCWV – Canicross Veteran Woman (40 anos ou +) – 1º Letícia Casonatto / Cusco – 45’10”54

Categoria Elite Feminino – DCW – Canicross Elite Woman (17 a 39 anos) – 1º Simone Jablonski / Phoenix – 44’04”83

Categoria Elite Masculino – DCMV – Canicross Veteran Man (40 anos ou +) – 1º Caio Celso M Vidor – 52’15”84

Categoria Elite Masculino – DCM – Canicross Elite Man (17 a 39 anos) – 1º Victor Salazar / Cusco – 31’11”33

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados