O Turismo Ecológico de aventura tem acelerado no que diz respeito ao número de adeptos, no mundo e no Brasil. Percorrer trilhas guiadas por um profissional para ter contato com a natureza – e ao mesmo tempo desafiar nossos instintos – tem sido cada vez mais uma opção, principalmente àquelas pessoas que vivem (ou viveram) nos grandes centros, longe do contato com a natureza, do ambiente natural.
E muitas destas pessoas gaúchas, tradicionalmente, vem passar suas temporadas de verão nas praias do litoral norte do estado. Consequentemente, os Cânions e suas ligações com nascentes de rios e quedas d’água, bem como Cachoeiras, cascatas e corredeiras podem ser destinos interessantes aos novos turistas. Basta comunicar eles destas opções, o que estamos fazendo aqui em A FOLHA. É que nossa região, quando se aproxima ao pé da Serra, possui muito deste combo: Cânions (de todos os tamanhos e formatos), Cachoeiras em meio a natureza, e seus consequentes rios e corredeiras.
Geoparque se consolidando como alternativa
A cidade de Torres, mais especificamente o Parque da Guarita e suas torres de sedimentação vulcânica, fazem parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul – um projeto turístico chancelado pela Unesco, que envolve também as cidades gaúchas de Mampituba e Cambará do Sul, além das catarinenses Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande. Conforme conceitua o site do geoparque, trata-se de “uma área com limites claramente definidos, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional, aliados aos outros bens naturais e culturais da região, são integrados em estratégias de desenvolvimento territorial que envolvem a conservação da natureza, a educação (formal e informal) e a promoção do desenvolvimento econômico, em especial através do turismo.
E as cidades do entorno da região de Torres, além de estarem fazendo parte do projeto Geoparque Cânions do Sul – casos de Torres, Mampituba e Praia Grande (SC) – também apresentam Cânions, Cachoeiras, ecoturismo em várias opções. E isto ocasiona a possibilidade de se criar vários outros roteiros turísticos para os amantes do Turismo de Aventura, o que tem acontecido.
Para desbravar em Mampituba
Uma das atrações entre várias da região está em Mampituba. São vários programas de turismo de natureza oferecidos na cidade, com apoio da prefeitura municipal local.
Dentre as opções, podemos destacar a Cachoeira do Lago Azul. Localizada quando se trafega do centro da cidade em direção à comunidade de Alto Rio de Dentro (indo pela Estrada Geral do Alto Rio de Dentro), está esta opção de turismo natural. Uma trilha guiada e autoexplicativa leva a caminhada por 20 minutos, em meio às plantações de bananas e percorrendo subidas e descidas de morros da Mata Atlântica, até chegar na cachoeira. A cachoeira possui piscina natural onde é possível se refrescar em águas limpas e cristalinas. Próximo à queda d’água existem escadas suspensas de madeira, colocadas lá pelos empreendedoras do equipamento, onde pessoas podem desfrutar de vista exuberante em meio ao ambiente natural da mata. A trilha é considerada de nível médio de dificuldade, e é aconselhável levar água, repelente, boné, protetor solar, roupas confortáveis, tênis ou bota de trilha, além, é claro, de roupas de banho.
Praia Grande (SC): Boia Cross e trilhas em cânions
Atravessando uma ponte para veículos, o visitante de Mampituba pode ir a Praia Grande, chegando em Santa Catarina. A cidade possui várias empresas especializadas em turismo de aventura e de natureza, onde se pode contratar trilhas guiadas (com diversos níveis de dificuldade) em Cânions como o Malacara, Indios Coroados e Itaímbezinho, além dos cada vez mais populares voos de balão.
Outra atração popular é o chamado Boia Cross – descida de corredeira do rio com boias e coletes salva-vidas, equipadas para a total segurança das pessoas. Feitas com guias especialistas, e uma opção tanto contemplativa quanto de adrenalina para todas as idades. A South Adventure Ecoturismo é uma das empresas que oferece o boia cross em Praia Grande (SC) com preços acessíveis e toda segurança, e pode ser contatada pelo fone (48) 99904-3374 .
Mais informações sobre a diversidade de passeios em Mampituba e Praia Grande podem ser obtidas na prefeitura municipal de Mampituba pelo telefone 51 3615 2058 ou na prefeitura de Praia Grande, pelo telefone (48)3532-1425.
Morrinhos do Sul tem trilhas em meio a natureza
Localizado também no pé da serra, aqui no Litoral Norte, cerca de 40 km de Torres (indo pelo município de Três Cachoeiras via BR 101, e depois via ERS-494) a cidade de Morrinho do Sul apresenta muitas atividade junto ao Cânion Tajuvas, Cachoeiras e rios. Pousadas, hostel, dentre outras atividades de acolhimento estruturam-se aos poucos para facilitar o turismo junto à natureza na cidade.
A prefeitura de Morrinhos inclusive criou o projeto que chama de “Recanto dos Cânions” para batizar este viés de Turismo de Aventura. E várias trilhas já estão disponíveis para serem percorridas, dentre elas a Trilha dos Tropeiros (no Morro do Forno, interior do município). A sugestão é que os lugares sejam apreciados por terra, através de Trilhas ou por ar, através de Voos de balão.
Existe uma trilha mais difícil, que circunda o Cânion Tajuvas, também localizado em Morrinhos do Sul. Com duração de um dia inteiro, o caminho traçado percorre os campos e desce por outra trilha chamada de “Do Facão”. Neste caso os especialistas em guiar trilhas sugerem, inclusive, que os trilheiros tenham algum método de navegação por satélite, tal é o isolamento da ainda selvagem trilha – portanto é considerada de grau difícil e a sugestão é que seja feita com guia.
Um dos pontos altos do percurso na natureza durante a subida pelo entorno do cânion Tajuvas é a presença de miradores com vista direcionada para o leste, de onde inclusive pode-se enxergar o mar em dias claros. No percurso também há os vales das cidades de Três Forquilhas e Itati. E no total são percorridos 17 km, com fortes aclives e declives acumulados, com vários trechos sem trilha demarcada.
Cachoeiras de Três Cachoeiras
O interior de Três Cachoeiras também oferece quedas d’água que desembocam em piscinas naturais. O município fica a 25 KM de Torres, bem na beira da BR 101 – mas as cachoeiras mais conhecidas da cidade (Poço das Andorinhas e dos Morcegos) estão mais no interior, e são acessadas pela Estrada do Rio do Terra (que inicia da ERS-494). As cascatas são encontradas após percorrer curtas trilhas, consideradas de fácil dificuldade, e são um ponto popular para contato com as belas Cachoeiras que dão nome ao município
Miradouros, descidas de rapel ou em grupos de pedalada são outras alternativas para conhecer alguns dos destaques da natureza de Três Cachoeiras – que ainda apresenta uma Prainha junto a Lagoa Itapeva, para um refrescante banho de lagoa.