Capitão da seleção gaúcha de poker começa temporada ranqueado como um dos melhores do Brasil

Renan Bruschi (foto), 31 anos, capitão da seleção gaúcha que começa 2019 na parte de cima dos rankings online e ao vivo

28 de janeiro de 2019

Consolidar-se entre os melhores em um esporte de alto nível tão competitivo como o poker é um privilégio para poucos. Rio Grande do Sul tem alguns representantes na elite desse esporte no cenário nacional. O principal é Renan Bruschi, 31, capitão da seleção gaúcha que começa 2019 na parte de cima dos rankings online e ao vivo.

Um dos grandes parâmetros do poker mundial é o ranking do Global Poker Index (GPI), que é o mais respeitado no âmbito profissional e cobiçado por todos do ramo. Nessa avaliação internacional, que também faz a filtragem com apenas os competidores brasileiros, Renan aparece entre os 25 primeiros — e terminou a última temporada com a 13ª posição geral.

Em termos de resultados no poker ao vivo em 2018, Bruschi foi um dos campeões de um dos torneios do Campeonato Brasileiro de Poker (também conhecido como BSOP). Foram sete etapas no ano passado e o gaúcho sagrou-se campeão de um evento paralelo ao principal na etapa argentina de Puerto Iguazú (agosto).

Outra grande marca foi a boa participação no circuito mais importante do mundo — World Series of Poker (WSOP). Disputado em junho do ano passado na glamourosa Las Vegas, Bruschi foi um dos brasileiros que se aventuraram nesse torneio de proporções mundiais e saiu de lá com a sensação de dever cumprido.

No WSOP, o grande momento foi a 30ª colocação em um evento da modalidade Omaha. Melhor brasileiro classificado nesse torneio, ter conseguido uma posição tão alta assim em meio a outros mais de 750 participantes foi algo louvável.

“Meus amigos me apoiaram e acompanharam durante o torneio (que ficou em 30°), então foi bem bacana. Sempre uma ajuda bem-vinda”, disse Bruschi, elogiando a torcida presente no local após a participação no WSOP.

A consistência do gaúcho é impressionante: desde 2016 ele está na lista dos 45 primeiros brasileiros no ranking do GPI, um feito raro que coroa toda consistência do profissional nesse esporte.

De Gaurama, Bruschi também aparece como um dos destaques do ranking online. Segundo a lista do Pocketfives, mais respeitado entre os competidores focados no poker de internet, o gaúcho está com a 20ª colocação no Brasil e o primeiro de Rio Grande do Sul.

O excelente ranking do competidor é impulsionado por algumas conquistas recentes impressionantes. Em dezembro de 2018, Bruschi coroou o excelente ano com uma grande vitória no torneio Sunday Million. Nessa gigantesca competição online, mais de 5 mil competidores estiveram na disputa e o gaúcho bateu um finlandês na decisão final.

O título representou a segunda vez que Bruschi ganhou esse evento, algo raro se tratando de uma competição com tantos participantes e de alcance mundial. A primeira vez que ele venceu foi em 2015, quando superou mais de 30 mil oponentes.

 

Renan Bruschi

 

Bruschi chegou a estar entre os 85 melhores do mundo em 2016, quando atingiu o auge da carreira como competidor de poker online.

A consistência, a ótima fase e a experiência foram características fundamentais que levaram Bruschi a ser o capitão da seleção gaúcha durante o Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). Evento anual disputado em uma das etapas do BSOP, ele liderou a equipe estadual em um torneio que contou com a participação de outras 19 seleções.

Para o torneio, Bruschi optou por convocar Bernardo Dias, João Mathias Baumgarten, Luis Moraes, Thiago Grigoletti e Márcia Callegaro. O Rio Grande do Sul não conseguiu passar para a fase final, mas a participação foi mais uma vez positiva para os competidores envolvidos (CBPE existe desde 2013) e serviu para aumentar a experiência em alto nível dos profissionais.

A temporada de 2019 promete ser novamente empolgante no poker nacional, com o calendário do BSOP mais uma vez forte e se consolidando a passos largos como um dos maiores torneios do mundo. Poucos têm tantos participantes frequentes e o fato do Brasil ser um país continental faz com que o evento tenha proporções que poucos lugares conseguem igualar. Experiente, versátil e no auge da carreira, Bruschi é um dos candidatos ao título do ranking geral e a expectativa é de mais um ano de poker em altíssimo nível.

 


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados