CARNAVAL 2023: Tradicional competição entre escolas de samba em Arroio do Sal está chegando!

A ser realizado entre os dias 17 e 20 de fevereiro, Carnaval de Arroio do Sal é o único do litoral norte gaúcho que tem competição entre as escolas e premiação às campeãs

Foto do desfile da Gigantes da Orla em 2020, ano em que a escola venceu competição em Arroio do Sal
16 de fevereiro de 2023

O Carnaval 2023 de Arroio do Sal está chegando, com muita festa prevista entre os dias 17 e 20 de fevereiro.   “O carnaval de Arroio do Sal é a maior expressão da cultura popular na cidade, pois é o único do litoral norte gaúcho que tem competição entre as escolas e premiação às campeãs, desenvolvendo assim a arte, gerando entretenimento, fomentando o turismo, movimentando a economia local”, indica a prefeitura do município.

Será liberada a entrada com bebidas e cooler na Avenida do Samba do Carnaval de Arroio do Sal 2023. “Reforçamos os cuidados para uma festa mais legal, cuidado com garrafas de vidro e recolha seu lixo para ajudar o meio ambiente, não deixando nada chegar até a praia”, ressalta a Prefeitura de Arroio do Sal.

Para quem quer ter uma visão privilegiada dos desfiles do Carnaval 2023 de Arroio do Sal, para ficar bem acomodado e com banheiros exclusivos, é só garantir o ingresso para a arquibancada. Para acesso nas arquibancadas, será cobrado somente 2kg de alimentos não perecíveis no sábado, 18/02, e no domingo, 19/02. “A troca dos alimentos pelo ingresso pode ser realizada na hora ou antecipado nos Supermercados Bolão, Avenida, Andreazza, Gaúcho e Alemão. Os alimentos arrecadados serão repassados para famílias em situação de vulnerabilidade social do município, por meio da secretaria da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social”, ressalta a Prefeitura de Arroio do Sal. Na sexta, 17/02, e na segunda-feira, 20/02, a arquibancada não será cobrada e terá capacidade para 400 pessoas.

Vamos conhecer um pouquinho sobres as Escolas e Blocos que vão a Avenida do Samba em Arroio do Sal.

 

Gigantes da Orla –  foi fundada em 1980 no Centro de Arroio do Sal, suas cores são verde e rosa e seu símbolo a baleia. A Escola já saiu 11 vezes campeã do Carnaval de Arroio do Sal 🥁

Em 2023 a Gigantes da Orla vai em busca do 12º Troféu de Campeã e, tem como tema enredo: ‘É tempo de sonhar e quem sonha flutua’.

 

Saímos Sem Querê – fundada em 1987 no Balneário Figueirinha, suas cores são azul e branco e seus símbolos a águia e a estrela. A Escola conta 19 participações no Carnaval de Arroio do Sal, saindo 12 vezes campeã do Carnaval. Em 2023 a Saímos Sem Querê vai em busca do 13º Troféu de Campeã e, tem como tema enredo: ‘Saímos Sem Querê celebra as belezas da vida: a vida é bela’.

 

CAMAS (Clube Amigos Malandros de Arroio do Sal) – foi fundado em 1978, por treze amigos que tinham entre si, além de uma grande amizade, um amor incondicional pelo carnaval. Suas cores são azul e rosa e seu símbolo os irmãos metralhas. Tem uma trajetória de 4 campeonatos vencidos, sendo a única escola de samba tricampeã da avenida. Esse ano o CAMAS desfila como bloco, como tema enredo: ‘Onde renasce o mundo’

 

Festeiros de Rondinha –  foi fundado em 2012 no Balneário Rondinha, com suas cores azul, laranja e branco e seu símbolo, o sol. O Bloco Festeiros de Rondinha é um bloco carnavalesco que surgiu em uma colônia de férias na Rondinha. Seu tema enredo para este ano é: Anos 80, a década perdida tem o seu glamour!

 

Turma do Funil – foi fundada em 2016 no Balneário Jardim Olívia, com seu símbolo Homer Simpson. O Bloco Turma do Funil é uma homenagem dos filhos de dona Ivanir a sua mãe, que sonhava em ter um Bloco de Carnaval. O Bloco é composto por familiares e amigos com cerca de 80 componentes. Conta com comissão de frente coreografada, com o tema: “A Praia”, a bateria e harmonia é emprestada do Bloco CAMAS.

 

Bloco Não é não!  – É uma realização da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social por meio do COMDIM e Coordenadoria da Mulher, Secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura, Ilê Mulher e Gurias de Luta. Não é não! Surgiu em 2020 como uma campanha nacional em protesto ao estupro e ao machismo e foi adaptado ao Carnaval de Arroio do Sal como Bloco Carnavalesco de luta e conscientização.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados