CASAN anuncia que vai instalar 18,7 km de rede coletora de esgoto em Passo de Torres

Além disso, investimento da companhia em novo reservatório vai aumentar em mais de três vezes as reservas de água do Passo de Torres

Concretagem para o novo Reservatório de Passo de Torres (Foto: Prefeitura Municipal de Passo de Torres)
1 de março de 2024

Passo de Torres vai receber nos próximos meses 18,7 km de rede coletora de esgoto, com previsão de conclusão em julho de 2025. O início da obra foi alinhado nesta quarta-feira, 28, pelo Diretor de Operação e Expansão da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) Pedro Joel Horstmann e o prefeito da cidade, Valmir Rodrigues, em uma reunião na Prefeitura Municipal. Também estiveram presentes o Gerente de Construções Felipe Costa Leite, o Superintendente Regional de Negócios Sul/Serra Fernando Porporatti e o chefe de agência Wellington Araújo.

As obras começam a partir da semana que vem, iniciando pelas ruas Mar de Creta, Mar Tirreno, Mar Egeu, Mar Vermelho, Mar Negro e Central Silveira. O investimento será de aproximadamente R$ 11 milhões.

“Esse é o pontapé inicial para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário aqui na cidade”, explica o diretor Pedro Joel. “Depois das redes, serão instaladas outras estruturas, como a Estação de Tratamento de Esgoto e a tubulação emissária que ligará as redes coletoras até o tratamento. Nosso objetivo nessa primeira etapa é chegar a 50% da população atendida”.

Conforme a CASAN, Passo de Torres contará futuramente com uma Estação de Tratamento de Esgoto pré-fabricada. Ela terá capacidade para tratar 1,3 milhão de litros de esgoto por dia. Para levar o esgoto da rede até a Estação, a CASAN também planeja instalar três estações elevatórias com bombeamento e 9,5 km de tubulação de emissário.

 

Reservas de água triplicadas

O setor de água de Passo de Torres também está com obras avançando. No dia 28 de fevereiro, foi feita uma concretagem para a base de um novo reservatório de 2,5 milhões de litros. Ele será feito de aço vitrificado, um material de alta resistência e durabilidade. “A partir de julho deste ano, o reservatório vai aumentar em mais de três vezes as reservas do município, que vão passar de 1 milhão para 3,5 milhão de litros. O investimento total é de R$ 2,5 milhões”, afirma a comunicação da CASAN.

Em paralelo no Passo de Torres, também acontece no bairro Colares o assentamento de 1,8 km de novas redes de água. Com isso, o bairro terá maior vazão no abastecimento e durabilidade para evitar a necessidade de reparos constantes.


Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados