Centenas de pessoas participaram na manhã do último sábado, 26 de agosto, do Passeio sobre Rodas e Caminhada Inclusiva em Torres, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Todas as escolas da rede municipal de ensino estiveram representadas bem como outras entidades, como o Instituto Somos Aldeia. Exibindo faixas, os participantes destacavam a necessidade de romperem preconceitos e garantirem acessibilidade e inclusão. A iniciativa da caminhada marcou a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, em Torres.
A Secretaria Municipal de Educação junto com a Coordenação de Educação Especial Inclusiva, em cumprimento à lei municipal Lei Nº 5.185, de julho de 2021, realizou atividades dentro dos espaços educacionais da rede, visando assim uma Semana de ações diferenciadas. O programa contou com a parceria de todos os profissionais da educação municipal, famílias, apoiadores e comunidade escolar. As 17 escolas da rede municipal de ensino participaram da caminhada
Durante a semana as escolas foram tomadas por atividades inclusivas, momentos cívicos, cinemas inclusivos e inúmeras atividades práticas. A equipe da educação especial do município, juntamente com os monitores de educação especial, professores, equipes e comunidade escolar tornaram essa semana um sucesso dentro das nossas instituições de ensino.
Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto, e tem como objetivo dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo a conscientização da sociedade gaúcha sobre as potencialidades desse segmento social. O passeio em via pública foi o ponto alto da Semana, na cidade, teve início na Praça em frente à SAPT e término da atividade na Praça Claudino Nunes Pereira, com percurso pela Avenida Beira Mar.
Conforme o secretário municipal de Educação, Alexandre Porcatt, “a atividade cumpriu com o seu propósito, buscando equidade em todos os âmbitos”. Ele ressaltou ainda o apoio da Coordenadoria de Trânsito que auxiliou no trajeto. Para a presidente do Instituto Somos Aldeia, Gislaini Dalpiaz Peres, a iniciativa foi muito importante pois divulgou a necessidade de reconhecimento e incentivo na busca por inclusão e acessibilidade. Fundado em 2020, o Instituto é uma associação de mães de pessoas com deficiência que se reúnem mensalmente com o objetivo de lutar pelos direitos dos seus filhos e por uma rede de apoio.