Cerca de 200 pessoas participaram de caminhada pelo Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Em Torres, a promoção foi da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.

15 de junho de 2017

TORRES – Cerca de 200 pessoas participaram em Torres, nesta quarta-feira, 14 de junho, de uma caminhada com o propósito de marcar o Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa (data celebrada dia 15 de junho). A promoção foi da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.

Depois da concentração na Câmara Municipal, às 14h, a caminhada seguiu pela Avenida Castelo Branco até a Av. Benjamim Constant, encerrando na Praça Getúlio Vargas. Na praça os idosos assistiram o espetáculo “As Estações: O Outono” com o grupo Geda, Cia de Dança Contemporânea, de Porto Alegre, promovido pelo Sistema Fecomércio/RS Sesc/Senac com apoio da Prefeitura e Sindilojas. Participaram da caminhada vários grupos, como os ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Dunas, Bem Viver e Navegar), Grupo de Terceira Idade Harmonia, Associação Guarita Câmbio de Torres e a Maturidade Ativa do Sesc.

 

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

 

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. E a violência contra a pessoa idosa, em suas diversas manifestações, é um dos maiores obstáculos para a plena realização de um estado democrático, por atingir profundamente a dignidade da pessoa humana.

Atualmente no Brasil temos 26 milhões de pessoas idosas com 60 anos ou mais, o que representa 13% da população brasileira, sendo que a maior parte (20,94 milhões) vive em áreas urbanas e é composta por mulheres (13,84 milhões). O País atingiu também a marca de 49.177 centenários/as (IBGE/2013).

Nesse contexto, destaca-se que de 2011 até 2015, o Disque 100 da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) registrou 32 mil denúncias de violações de direitos humanos contra as pessoas idosas em forma de negligência, violência psicológica, abuso financeiro-econômico/violência patrimonial, violência física, entre outras violações. Dados apontam que dentre as denúncias registradas contra as pessoas idosas 39% são negligência, 26% violência psicológica e cerca de 14% das demais denúncias tratam de violência física.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados