Cerca de 500 educadores participam de cativante palestra marcando abertura do ano letivo municipal de Torres

Evento foi marcado inesperadamente por uma falta de luz - que acabou tornando-se em inspiração pra palestra

14 de fevereiro de 2019

Cerca de 500 educadores participaram nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, à noite, da solenidade oficial de abertura do ano letivo 2019, no Centro de Convenções da Ulbra Torres. Para marcar o início do ano letivo municipal que ocorre no próximo dia 18 de fevereiro, a Prefeitura de Torres e a Editora Positivo promoveram a palestra “O Planejamento da Ação Docente como Forma de Garantir Melhores Resultados Educacionais”, com o conceituado Renato Casagrande, atividade que encantou o público.

A palestra foi dirigida às equipes diretivas, pedagógicas e corpo docente das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O prefeito Carlos Souza e a primeira-dama participaram da solenidade oficial, assim como o presidente da Câmara Municipal, Carlos Jacques, a secretária municipal de Educação, Silvia Teixeira, demais secretários, vereadores, entre outras autoridades. Para o prefeito é muito importante os educadores estarem atualizados, trabalharem bem com a diversidade e saberem conquistar os alunos.

 

Palestra e lições em meio a falta de luz

O currículo de Renato Casagrande, trazido pela Editora Positivo, é extenso. O consultor em Educação e Gestão, referência nacional na formação de professores, gestores e na geração de resultados para instituições educacionais (públicas e privadas), aproveitou a falta de energia elétrica que ocorreu antes dele iniciar a conferência, para dar o seu recado na prática. Quebrando o protocolo, pediu a palavra e peguntou a plateia se conseguiriam escutá-lo. Diante da resposta positiva, começou a palestra.

Em uma rede social, Renato Casagrande comentou o episódio da falta de luz, dizendo que “A lição que quero deixar neste texto, a partir dessas situações, é que nos casos em que não temos os recursos externos ideais para fazermos o trabalho que havíamos planejado, sempre podemos encontrar, dentro de nós, tudo o que precisamos para fazer um excelente trabalho na medida do possível. Quando não há luz externa, há sempre a luz interior que brilha, muitas vezes, muito mais que os holofotes de um centro de eventos.”

Ainda na rede social disse que “Isso aprendi como professor, coordenador pedagógico, diretor escolar e coordenador de movimentos religiosos. Em muitas situações, sabemos que os recursos que temos disponíveis estão muito aquém dos recursos que precisamos, mas não podem e nunca serão justificativas para a realização de um trabalho medíocre ou pela não realização do trabalho. Enfim, fica aqui meu depoimento, minha felicidade e o meu respeito a todos os educadores gaúchos de Torres. Vocês foram sensacionais. Nos emocionamos juntos. Esta noite ficará inesquecível!”

 


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados