Cerca de 600 profissionais da rede municipal de ensino e convidados foram recepcionado na tarde desta quarta-feira (14 de fevereiro), no Centro de Eventos da ULBRA Torres. A Prefeitura de Torres, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) deu as boas-vindas aos educadores na solenidade oficial de Abertura do Ano Letivo de 2024. Com a temática anual “Educação e Tecnologia: Conexões, Sensações e Transformações – Juntos conectando saberes, vivenciando momentos, escrevendo possibilidades”, o início das atividades de 2024 foi marcado por uma manifestação positiva do prefeito Carlos Souza (acompanhado na solenidade da primeira-dama, Susi Souza). Em sua fala, o prefeito salientou que a educação abre portas para todas as esferas da sociedade e para um futuro promissor. Falou dos desafios para 2024, salientando que a tecnologia permite conectar todos da rede municipal, abrindo caminho para novas metodologias de ensino e aprendizagem.
Seguiu-se o evento com a atração cultural da tarde, Simão Wolf – que é maestro, professor do Método Suzuki, compositor, arranjador violonista com turnês nacionais e internacionais. os presentes foram contagiados pela energia, alegria e motivação de Simão Wolf e sua equipe de competentes músicos.
Também manifestaram-se sobre o início do ano letivo, o secretário de Educação, Alceu de Matos Scheffer, que agradeceu a oportunidade dada pelo prefeito em administrar esta importante Pasta e também ao empenho de todos os servidores da Educação de Torres. Já a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rejane Clezar, destacou a união da categoria. Prestigiaram o evento, os secretários municipais da Assistência Social e Direitos Humanos, Helvia Sanae Mano; da Cultura e do Esporte, João Alexandre Negrini, da Saúde, Suzana Machado, o presidente do Simto/Cepemto, Belimar Guimarães, o vereador Luciano Raupp, dentre outros.
Reconhecimento facial nas escolas de Torres
O reconhecimento facial que será implantado este ano foi abordado pelo prefeito. Em 2024, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, vai oferecer uma eficiente iniciativa tecnológica para a comunidade escolar que vai contribuir em muito para o sucesso do ano letivo. Será implantado um sistema de reconhecimento facial que tem como objetivo evitar a evasão escolar, controlando a frequência do aluno, ter maior comunicação com as famílias dos estudantes e até diminuir o desperdício de merenda. Todos os alunos, a partir do Pré-1 (alunos com quatro anos completos até 31 de março de 2024), serão previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam pelo equipamento, que registra a presença, facilitando assim o controle da secretaria escolar no que diz respeito à frequência do aluno.