Cerca de dez mil pessoas prestigiaram o Guarita Eco Festival

Evento teve shows das bandas Aruêra e Maneva, além de ações ambientais e campeonato de surf integrado às atividades

FOTO: Show da banda Maneva foi destaque (Franklin Rosa Fotografias)
13 de janeiro de 2020

“Dez mil pessoas, de todas as idades, participaram neste último fim de semana, 11 e 12 de janeiro, no Parque Estadual da Guarita, de importante evento focado na sustentabilidade, o Guarita Eco Festival”. É o que indica a prefeitura de Torres, que promoveu o evento por meio das Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo. A iniciativa reuniu atividades ambientais no sábado e domingo, além de show nacional no sábado com a banda Maneva (que contou ainda com a abertura da banda torrense Aruêra, comemorando 20 anos de trajetória). Tanto a presença do público no show como a participação da população nas atividades ambientais, superaram as expectativas.

Além disso, paralelamente ao evento, ocorreu o Guarita Eco Festival de Surf, etapa válida pelo Campeonato Gaúcho de Surf. Apesar das ondas pequenas, os surfistas ‘tiraram leite de pedra’ para dar um show na água. Na categoria Open, o vencedor foi o torrense Iuri Silva.

A capacidade de conseguir suprir as necessidades humanas atuais, do presente, sem que sejam afetadas as habilidades das gerações futuras de fazer o mesmo, foi o principal propósito do evento que reuniu moradores e visitantes de diferentes municípios. Tanto as atividades ambientais como os shows tiveram êxito, na perspectivas da municipalidade. Chamou a atenção a participação das famílias no evento: pais e filhos se envolveram na programação e também assistiram aos shows (além da grande presença de jovens, principalmente durante os shows). O secretário de Turismo, Fernando Nery, agradeceu a todos que conribuiram para o êxito da iniciativa, em especial aos servidores municipais, aos integrantes do Geoparque, a Alexis Sanson (do Praia Llimpa) e a cooperativa Corbim. Também destacaram-se as luzes iluminando a Torre Sul e o pináculo central da Praia da Guarita, dando um charme especial ao ponto turístico durante a noite lotada de sábado (11).

 

Multidão reuniu-se para ver os shows

 

Com viés ambiental, o Guarita Eco Festiva foi uma novidade bem recebida em sua totalidade – mas o grande sucesso de público ficou mesmo por conta do show da banda paulista Maneva. Com quase quinze anos de estrada, a banda firmou-se como um dos grandes expoentes da nova geração do reggae brasileiro – e animou as milhares de pessoas que assistiam ao show na Guarita com sucessos como “O Destino Não Quis”, “Saudades do Tempo”, “Seja pra Mim” e “Pisando Descalço”. Para abrilhantar ainda mais a noite, a abertura ficou por conta da reconhecida banda torrense Aruêra, que trouxe o show de celebração de seus 20 anos. A banda local possui em seu cerne desde a capacidade de promover a conscientização ambiental até a boa ideia de trazer referências de Torres e suas belezas naturais.

Uma verdadeira multidão prestigiou os espetáculos musicais e pode curtir o melhor do reggae na Praia da Guarita. Mas uma ressalva deve ser feita quanto a capacidade de acomodação deste público: apesar da beleza e do caráter lúdico do palco em frente ao lago – local que no passado costumava receber apresentações locais (como da Paixão de Cristo) e que há muito não era utilizado para fins culturais – houve dificuldade para bem acomodar as milhares de pessoas presentes no shows. E o resultado foi que muita gente teve que se contentar em apenas ouvir as apresentações, sem conseguir realmente ficar de frente para o palco. “A ideias do festival foi muito boa e o palco estava muito bonito, mas é uma pena que tenha ficado quase impossível ver os shows, já que o espaço em frente ao palco lotou muito rápido. Penso que, em ocasiões semelhantes no futuro, vale a pena fazer os shows em algum local que o palco fique visível mais facilmente para um grande público, como o estacionamento do Parque da Guarita”, sugeriu Felipe Santos, um dos fãs de Maneva que não conseguiu ver o show de frente para o palco.

Show da banda torrense Aruêra (Franklin Rosa Fotografias)

 

Preservação do meio ambiente em foco

 

Um dos principais cartões postais da cidade, o Parque da Guarita, foi o cenário do evento, e contagiou os presentes. O tempo firme, sem chuva, também ajudou no sucesso do Guarita Eco Festival, e desde cedo era grande o público, sinalizando o sucesso.

“Somente na Tenda do Programa Eco Cidadão passaram cerca de duas mil pessoas interessadas na programação. O Eco Cidadão é um programa de educação socioambiental que a Prefeitura lançou no Guarita Eco Festival de duração permanente. Numa primeira etapa, atenderá moradores e turistas durante a alta temporada. Com o reinício das aulas, trabalhará principalmente com os estudantes”, destaca a comunicação da municipalidade.

A tenda do Eco Cidadão permanecerá na Guarita, concentrando os trabalhos. Porém, muitas atividades serão realizadas em diferentes locais e por vários promotores com tendas itinerantes. O programa estará dos Molhes à praia Paraíso, tratando de resíduos sólidos, alimentação saudável, bem estar de animais, dentre outros.

O secretário do Meio Ambiente, Júlio Agápio, avaliou o Festival como bastante satisfatório. “Foram distribuídas 400 espécies de mudas e 400 sacolas ecológicas. E por meio da atuação da Cooperativa Corbim dos recicladores, o Parque rapidamente ficou limpo. Foram recolhidos 650 quilos de resíduos, concentrados nas 16 ilhas de quatro tambores espalhados pelo Parque”, ressaltou Júlio Agápio.

 

*Com informações de Prefeitura de Torres


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados