Na tarde de quarta-feira (12 de fevereiro), a administração municipal realizou a entrega simbólica da chave da Chalé Memorial do Surf para a Secretaria da Cultura e do Esporte, assim como para a Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio. A partir de agora, o espaço será compartilhado pelas duas pastas, integrando exposições de artesanato local com identidade territorial do Geoparque Cânions do Sul e promovendo ações conjuntas que unem cultura, turismo e economia criativa.
Os produtos artesanais expostos são resultado do Projeto de Desenvolvimento Turístico do Geoparque, realizado em parceria com o Sebrae, e foram confeccionados por artesãos e artesãs da região. As peças, que integram o catálogo da Georrota Cânions do Sul, representam a riqueza cultural e natural do território, valorizando técnicas tradicionais e insumos locais. A iniciativa busca fortalecer a economia criativa, gerando oportunidades de renda e visibilidade para os produtores.
Segundo André Pozzi, a ocupação compartilhada do Chalé Memorial do Surf (localizado em frente a SAPT, próximo do calçadão dos Molhes) reforça a estratégia da administração municipal de fomentar o turismo sustentável. “Essa integração entre Secretarias potencializa o uso do local, atraindo visitantes e moradores para conhecerem o artesanato único do Geoparque”, destacou o prefeito em exercício.
Estavam presentes no ato junto com o prefeito em exercício, os secretários da Cultura e do Esporte, Blando Ferreira, do Trabalho, Indústria e Comércio, Patrícia Cândido, o diretor executivo do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano, a diretora de Cultura de Torres, Mini Lages e os artesãos.