No relatório de balneabilidade divulgado na última sexta-feira (29) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), oito dos 35 pontos analisados no Sul de Santa Catarina estão impróprios para banho, com os outros 27 considerados adequados.
Foi o quarto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024, tendo 238 pontos monitorados em todo estado
Cinco, destes pontos impróprios estão no extremo-Sul catarinense, nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. Confira abaixo a relação:
Araranguá – Praia do Morro dos Conventos (Ponto 01) Em frente ao posto de Salva Vidas Central
Balneário Arroio do Silva – (Ponto 03) Av. Mondardo – Foz do arroio / (Ponto 17) Av. Florianópolis
Balneário Gaivota – Arroio da Praia das Gaivotas (Ponto 02) na foz do riacho, no mar
Passo de Torres – Braço Morto do Rio Mampituba (Ponto 02) Próximo à ponte
Monitoramento de balneabilidade em SC
De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.