Cineclube Torres apresenta 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana

Em fevereiro e março, sessões do Cineclube Torres ocorrem sempre nas segundas, às 20h, com entrada franca e ótimas opções de filmes sul-americanos e ibéricos.

3 de fevereiro de 2025

Para o período da temporada de verão, momento no qual tradicionalmente a cidade de Torres recebe turistas, alguns do cone sul do continente, o Cineclube Torres volta a elaborar uma programação centrada em produções cinematográficas de expressão ibero-americana, oriundas portanto de vários países sul-americanos e ibéricos.

Este será o 10º ano que o Cineclube Torres propõe essa temática no verão, tendo exibido nas edições passadas desse ciclo mais de 80 longas metragens, sempre com ótima presença de público e obtendo destaque na mídia local e regional pela qualidade da programação.

“Para além da questão linguística, a importância da reflexão sobre esta complexa identidade cultural é particularmente interessante no Rio Grande do Sul, que culturalmente representa lugar de confluência das diretrizes fundamentais que compõem esta particular expressão cultural e fílmica”, destaca Tommaso Mottironi, idealizador do Cineclube Torres.

Este ano, nas 9 datas previstas, de fevereiro a março, estarão representados 9 países, numa seleção ampla e variada; a cinematografia brasileira, a ibérica (Portugal/Espanha) e a latino-americana, com filmes argentinos, chilenos, mexicanos, venezuelanos, uruguaios e peruanos, conforme detalhado em seguida.

 

Filme português nesta segunda (03)

Na primeira sessão do ano do Cineclube Torres, o filme português “Mosquito” de João Nuno Pinto, será exibido já nesta segunda (dia 3 de fevereiro) às 20h.

Trata-se de uma coproducão internacional, que aborda os temas dolorosos da guerra e do colonialismo pelo olhar de um pracinha idealista. Sonhando com grandes aventuras em defesa da Pátria, um jovem português se alista no exército durante a Primeira Guerra Mundial e acaba sendo enviado para a linha de frente em Moçambique, na África.

O ciclo, com entrada franca, integra a programação continuada realizada na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), Biblioteca Comunitária no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

 

O que:

Exibições audiovisuais – 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana

Onde:

Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (junto à escola Up Idiomas) –  Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando:

Às Segundas-feiras, às 20:00, de fevereiro a março,

nos dias 3/2, 10/2, 17/2, 24/2, 3/3, 10/3, 17/3, 24/3 e 31/3.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados