Na sexta dia 25/06, às 20h, o Cineclube Torres vai realizar uma sessão virtual online, da 8ª edição do CineSerra, Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha, do qual é parceiro de exibição desde 2019.
Será exibida uma programação de curtas metragens, entre as selecionadas pelo festival, inclusive um curta documental produzido pelo Cineclube no âmbito do projeto Torres na Memória para a Mostra TEIA 2021de Pontos de Cultura do RS; a sessão terá debate online e presença de convidados.
A conjuntura atual da pandemia, com números ainda preocupantes de contágio e ocupação hospitalar, e o fato de o Cineclube ainda não contar com um espaço para exibições, impedem o convívio direto, uma exibição em sala, mas é urgente nesse momento manter o contato de sócios e amigos da associação.
Esta sessão em parceria com o CineSerra vai possibilitar renovar o contato com o público e o compromisso para a difusão e a democratização de conteúdos audiovisuais, especialmente brasileiros.
Aqui a lista de curtas que vão ser apresentados:
- Memórias de Veraneios (Documentário de Torres, por Tommaso Mottironi)
- Meia Hora – Gabriel Henriques, André Nine e Nox (Videoclipe de Porto Alegre, dirigido por Luca Beck e Philipe Martini)
- Enquanto Está Quente (Ficção de Porto Alegre, dirigido por Roger Monteiro)
- Águas da Igualdade – W.Negro (Videoclipe de Caxias do Sul, dirigido por David Cristiano Pereira Makaveli)
- Quando te Avisto (Documentário de Santa Maria, dirigido por Denise Copetti e Neli Mombelli)
- Eutanásia (Ficção de Caxias do Sul, dirigido por Luís Rech)
A sessão vai ser ao vivo, online, na página Facebook do Cineclube Torres (www.facebook.com/cineclubetorres), com a presença do Roger Monteiro, diretor do curta de ficção “Enquanto Está Quente”, do diretor artístico do festival Le Daros e alguns cineclubistas convidados; os demais espetadores podem interagir no chat ao vivo.
O CineSerra é uma mostra competitiva de cinema, que conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. O projeto, cuja primeira edição foi realizada em 2013, tem o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual independente em âmbito regional (Nordeste do RS) e estadual (RS.
À frente do projeto estão os produtores culturais associados Leandro Daros, diretor artístico, e Claudio Troian, diretor operacional e esta é a terceira vez que o festival CineSerra desce ao litoral, em Torres, pelo Cineclube Torres: a primeira foi em abril 2019 com boa participação do público naquele que era seu espaço de exibição, o Auditório José Antônio Picoral, hoje infelizmente abandonado ao seu destino.
O Cineclube Torres, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva, cineclube associado ao Conselho Nacional de Cineclubes, hoje busca um espaço para exibição em Torres para, quem sabe num futuro próximo, retomar atividades presenciais.