Cineclube Torres exibe “A Tabacaria”, de Nikolaus Leytner, nesta segunda (23)

Filme austríaco-alemão é ambientado em Viena durante a ocupação nazista, imediatamente antes da segunda guerra mundial.

23 de setembro de 2024

O Cineclube Torres exibe “A Tabacaria” de Nikolaus Leytner, na próxima segunda-feira (23 de setembro), às 20h.  O filme austríaco-alemão será exibido no idioma original, com legendas, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, localizada na UP Idiomas (Rua Cincinato Borges 420, Torres).

O filme é baseado no best-seller internacional “Der Trafikant” (que significa “dono ou vendedor de tabacaria”), escrito pelo romancista austríaco Robert Seethaler e ambientado em Viena durante a ocupação nazista, imediatamente antes da segunda guerra mundial.

A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada nas segundas feiras (neste mês, ciclo “Cortinas de Fumaça”) pelo Cineclube Torres. A associação sem fins lucrativos tem 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

 

Sobre o filme

Um jovem de 17 anos chamado Franz (Simon Morzé) se muda do interior para a cidade e começa a trabalhar como aprendiz em uma tabacaria que tem como assíduo cliente o Sigmund Freud (Bruno Ganz, na sua última interpretação).

A presença central da figura de Freud na ficção gerou muita expectativa e interesse por parte de psicanalistas em estudar e avaliar a personagem do pensador no roteiro e especialmente nos diálogos, embora todos eles sejam fora do âmbito estritamente profissional.

Para a escritora e psicanalista Ana Cecília Carvalho, o Freud do filme escapa “da representação da caricatura do psicanalista que a gente vê em filmes americanos, que ridicularizam o psicanalista com o silêncio frio ou o comentário clichê”.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados