Civismo e Bicentenário da Independência marcam abertura da Semana da Pátria em Torres

Destaque da cerimônia, o Civismo, o Bicentenário da Independência, o Projeto Geoparque e a bonita apresentação da banda escolar EMF Alcino Pedro Rodrigues.

1 de setembro de 2022

As comemorações da Semana da Pátria em Torres foram abertas oficialmente na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, na Praça XV de Novembro . Destaque da cerimônia, o Civismo, o Bicentenário da Independência, o Projeto Geoparque e a bonita apresentação da banda escolar EMF Alcino Pedro Rodrigues. Após o acendimento da Pira e hasteamento das bandeiras, o prefeito Carlos Souza e o presidente da Câmara dos Vereadores, Rafael Silveira, destacaram a importância do Civismo.

A  atividade envolveu o público que foi até o local prestigiar o evento realizado em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista), na Praça XV, após a chegada do Fogo Simbólico. Em sua fala o prefeito Carlos também agradeceu aos que cooperaram para a organização do evento de hoje, destacando a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “A data deve valer sobretudo para refletirmos sobre o significado e a importância de uma nação independente e soberana, dona de seu destino com desenvolvimento sustentável e inclusão social”, disse. Lembrando que, em 7 de setembro de 1822 (exatamente 200 anos atrás), foi a ocasião em que ocorreu o evento conhecido como “Grito do Ipiranga”, às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo – oficialmente a data que é comemorada a independência do Brasil.

A programação iniciou às 8h, com a condução do Fogo Simbólico da Pátria, em frente à sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Rua Leonardo Truda. O acolhimento aos participantes aconteceu com apresentação da Banda da EMF Alcino Pedro Rodrigues. Deste local, o fogo simbólico foi conduzido até a Praça XV, junto ao CAT, pela professora Andréa Mello do Nascimento, coordenadora do Projeto ‘Primeiros Socorros na Escola : Salvando Vidas e Resgatando Almas’ – que conduziu a Tocha com o fogo simbólico, representando todos os envolvidos no processo de chancela de reconhecimento do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul como Geoparque Mundial.

Ainda compareceram ao evento o tenente Fabrício, da Brigada Militar, secretários municipais, vereadores, muitos professores e pais de alunos de Torres, o grupo de Escoteiros do Mar Ilha dos Lobos, integrantes do Projeto Bombeiros Mirins e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Almonita Cristina de Souza Gedeon.

O ponto alto da Semana é o desfile cívico, no dia 7 de setembro (quarta-feira), na Avenida Benjamin Constant, a partir das 8h30min.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados