Mais medidas foram adotadas no Rio Grande do Sul – e valendo também para Torres e região – para minimizar os prejuízos causados pela epidemia do coronavírus. Desta vez, as medidas se estendem a todas as concessionárias do serviço de luz em território gaúcho (atendido pela CEEE) e também aos 2/3 da população do Estado, distribuídos em 316 municípios atendidos pela Companhia Riograndense de Saneamento.
A partir de pedido dos governos do Rio Grande do Sul e de outros Estados, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) editou resolução normativa que permitirá, entre outras ações, que clientes residenciais não sofram com corte de energia elétrica por inadimplência durante 90 dias. Os estabelecimentos relacionados a serviços essenciais também não poderão ter suspensão de fornecimento.
“Proibir o corte de energia elétrica dos consumidores residenciais é uma ação muito importante no momento que estamos vivendo. Temos grande parte da população em isolamento social para diminuir a disseminação do vírus e há, inegavelmente, um prejuízo financeiro para muitos. Garantir que essas famílias não tenham corte do serviço é uma maneira de tranquilizar principalmente os mais pobres. Mas, é importante ressaltar: quem tem condições deve continuar mantendo em dia os pagamentos. Isso é fundamental para que o serviço possa ser mantido da melhor forma possível”, afirmou o governador do RS, Eduardo Leite.
Além da proibição do corte, a resolução autoriza as concessionárias a reduzir ou suspender temporariamente o atendimento presencial ao público.
Corsan também anuncia medidas
Já a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na manhã desta segunda-feira (23), acolheu as medidas anunciadas pelo Governador Eduardo Leite. Foi aprovada a isenção aos clientes de tarifa social de água pelos próximos 90 dias – bem como a suspensão dos cortes por não pagamento da conta de água nos próximos 60 dias. A deliberação segue para análise do Conselho de Administração.
Também, para minimizar os riscos, a Corsan suspendeu a atividade da leitura em campo por prazo de 15 dias. “Por conta disso, a Corsan vai fazer o envio de faturas pela média dos últimos doze meses e encaminhar aos clientes pelos Correios, na medida do possível, bem como por meios eletrônicos”. A Corsan destaca a possibilidade do pagamento por meio do débito em conta e reforça a importância do pagamento regular, uma vez que multas e juros sobre atrasos continuam em vigor.
Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos pelos canais de acesso da Corsan com atendimento online ou pelo 0800.646.6444.