Coleta Seletiva, Caminho da Santinha e saneamento básico em debate na Câmara de Torres

Vereador José Milanez convidou secretário do Meio Ambiente de Torres, Douglas Gomes, para explicar sobre temas municipais que vem sendo cobrados

29 de junho de 2025

Participou da Tribuna Popular da sessão da Câmara de Vereadores de Torres na segunda-feira (23 de junho), o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo de Torres, Douglas Gomes. Ela foi até a Casa Legislativa a pedido do vereador Zé Milanez (PL), para apresentar seu trabalho na pasta desde que assumiu em janeiro (quando teve princípio o governo Delci Dimer).

Coleta Seletiva poderá ser retomada

Anúncio 1

O vereador Milanez fez três perguntas para serem respondidas pelo secretário: A primeira foi sobre quando será reeditada a COLETA SELETIVA de lixo em Torres. Douglas explicou que o sistema já não funciona de forma vertical há tempo. Mas que atualmente os resíduos passam, sim, por processo de separação, mas feito por três contratos com a municipalidade. 1 – Para captação do Lixo em geral, da forma que ele é colocado nas lixeiras da cidade; 2 – na antiga usina Recivida (de propriedade da prefeitura), outra empresa trata de separar o lixo vendável do lixo orgânico, para realizar o manejo do material e posterior reencaminhamento ao mercado, função de sustento desta empresa; 3 – outra empresa coleta a “sobra” bruta do lixo, após ser separado o material reciclável, e leva para o aterro sanitário contratado para receber o material, em Santa Catarina.
Nesta questão, o destaque positivo levantado pelo secretário é o de que muitos moradores de Torres já separam o lixo entre seco e orgânico, porque mantiveram a cultura do sistema anterior (quando havia a coleta seletiva de porta em porta no cronograma), o que já facilita muito a volta de uma sistemática coleta seletiva, que está em fase de projeto, mas o governo Delci trabalha para voltar a implementar. Ou seja: na pratica já há uma separação do lixo orgânico e reciclável em Torres. Só que não feita de forma verticalizada – já na ponta, durante a coleta – o que deve voltar a existir.

Falta de luz na Santinha é para desencorajar percurso perigoso a noite

Anúncio 2

A segunda pergunta feita por Zé Milanez foi referente ao suporto risco de desabamento de pedras do Morro do Farol pelo chamado CAMINHO DA SANTINHA – embaixo, de frente para o oceano – o que impacta no trânsito de pedestres e bicicletas. Na última semana, o espaço chegou a ser temporariamente interditado, pelo risco de chuvas
O secretário afirmou que tudo isso ocorre por conta do Serviço Geológico oficial ter listado o Caminho da Santinha como local de risco de sofrer o desabamento, ameaçado pelas pedras do morro do Farol. Consequentemente, o Ministério Público local aponta que haja sinalização de perigo no lugar por conta justamente de risco em dias de muita chuva forte, o que foi feito (embora algumas pessoas não respeitem). E sobre a questão de iluminação noturna do Caminho da Santinha(outro grande impasse), Douglas Gomes diz que o governo Delci reunido optou por manter o lugar sem fornecimento da iluminação à noite, para justamente evitar que a população e os turistas percorram o lugar em dias perigosos (por falta de iluminação). Mas que ele (secretario Douglas), pessoalmente, teria dito que não acha isto necessário e que, por ele, a luz voltava a ser disponibilizada.

Ligações clandestinas sendo fiscalizadas

A terceira pergunta do vereador Milanez (que solicitou a participação de Douglas à tribuna) foi sobre os sistêmicos vazamentos de esgotos na Praia da Cal, reclamados frequentemente pelo vereador (item já recorrente em outras legislaturas também, por outros edis).
O secretário explicou que a maioria dos casos ocorrem por conta do impacto de ligações clandestinas de tubulações, feitas de forma irregular (ligações do esgoto cloacal no pluvial, por exemplo). E que a prefeitura (junto com a Corsan) tem efetuado um programa de interrupção destas ligações erráticas, o que deverá pelo menos mitigar os casos de vazamento, causado por entupimento ou excessos de rejeitos no encanamento.

Anúncio Slider
Anúncio Slider

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados