Coleta Seletiva deverá voltar a ser realizada regularmente em Torres

Prefeitura de Torres assinou contrato de prestação de serviço com a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores Coopersal. Início da coleta – contando com modelo porta a porta - se dará após fechamento das rotas e estruturação do local

10 de março de 2023

Na manhã de quarta-feira (08 de março), o prefeito de Torres, Carlos Souza recebeu em seu gabinete os representantes da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores Coopersal, que será responsável pela coleta seletiva de resíduos recicláveis no Município. Na oportunidade os representantes da empresa foram recebidos ainda pela Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Fernanda Brocca; e o Chefe de Gabinete, Douglas Martins Rocha. Desde setembro de 2022 a cidade de Torres estava sem cooperativa dedicada a Coleta Seletiva.

“O prefeito Carlos Souza agradece de maneira especial os vereadores de Torres que entenderam a importância da outorga de uso da área RECIVIDA pela cooperativa e diz que Torres passará a contar com uma coleta que beneficiará a todos. O início da coleta se dará após fechamento das rotas e estruturação do local”, destacou a comunicação da Prefeitura de Torres.

 

Cooperativa prestará diversos serviços relacionados a Coleta Seletiva

Segundo a municipalidade, a contratação da cooperativa consistirá na prestação de serviços de coleta seletiva modelo porta a porta, beneficiando toda população, além de triagem de resíduos seletivos, operacionalização e beneficiamento de resíduos da construção civil, assim como compostagem a partir de resíduos de poda e madeira. “Quanto a coleta no modelo porta a porta, será para aqueles resíduos seletivos devidamente dispostos em local e embalagens apropriadas, nos mesmos moldes da coleta convencional de lixo. Após realizada a coleta, será feita a triagem dos resíduos coletados para posterior tratamento”.

O vulto contratual dos serviços da Cooperativa para o Município, terá ainda manejo dos resíduos seletivos, assim como o aproveitamento e beneficiamento de resíduos da construção civil (caliça, restos de obra), bem como, moagem de madeira e poda de galhos, para a criação de leiras para compostagem, o que transforma a matéria orgânica em adubo natural que pode ser usado em diversas situações, além de que contribui para uma redução no aquecimento global.

Conforme a Prefeitura de Torres, a cooperativa irá se instalar na RECIVIDA, com uso dos equipamentos e bens móveis do local. Não está compreendido na coleta porta a porta a coleta de resíduos de construção civil (RCC), madeira, poda, resíduos industriais, saúde e hospitalar. Somente será gerenciada pela Cooperativa dentro da unidade RECIVIDA os resíduos seletivos, RCC, madeira e poda, pela operacionalização da limpeza urbana do Município.

Os particulares que optarem por destinar resíduos para a Cooperativa, poderão fazê-lo por meio de pagamento direto à Cooperativa com valor a ser fixado para recebimento destes materiais. “A Cooperativa desenvolverá uma correta destinação de resíduos, assim como seu aproveitamento, beneficiamento, dentro das particularidades de cada resíduo, o que contribuirá para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e para o Município”, finaliza a matéria da Prefeitura de Torres.

 

Coleta seletiva está suspensa desde setembro de 2022

 

Em razão de uma reestruturação da área de triagem de resíduos, o serviço da Coleta Seletiva em Torres foi suspenso no mês de setembro de 2022. A municipalidade havia anunciado que a suspensão se daria por um período de 60 dias em todo o território municipal (período este que acabou sendo extrapolado).

Desde então, já era anunciado pela Prefeitura de Torres  que, após o prazo da suspensão, a Coleta Seletiva voltaria a atuar com a melhoria de que será feita no modelo porta a porta – iniciativa vista como “inédita para o município e de grande impacto positivo para a comunidade torrense”.

 

 

 

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados