Coleta Seletiva em ação no Passo de Torres

Desde a primeira semana de março de 2019, o município de Passo de Torres, conta com Projeto Piloto para a Coleta Seletiva de Lixo - em parceria com trabalhadores do município que fazem parte da Central de Coleta e Beneficiamento (CECOBE)

22 de março de 2019

Desde a primeira semana de março de 2019, o município de Passo de Torres, conta com Projeto Piloto para a Coleta Seletiva de Lixo. O Projeto observa o disposto pela à Lei Federal 12.305/10, que segue uma tendência mundial baseada em experiências bem sucedidas de práticas de sustentabilidade já praticadas em países desenvolvidos. O texto da Lei Federal frisa que o Brasil persegue metas de desenvolvimento sustentável, sem desprezar a eficiência econômica, a geração de emprego e distribuição de renda, como o respeito ao meio ambiente. Trata-se de um conceito novo, consagrado na famosa Reunião Rio-92, que reuniu mais de uma centena de líderes internacionais no Brasil, em 1992, diferente, tanto do produtivismo exagerado, a qualquer preço, das etapas anteriores da revolução industrial, quanto do conservacionismo, que alimentou durante séculos, muitas almas nobres dedicadas à defesa intransigente da biodiversidade no planeta, das quais São Francisco é um baluarte.

A Secretaria do Meio Ambiente de Passo de Torres firmou parceria com trabalhadores do município que fazem parte da CECOBE – Central de Coleta e Beneficiamento, que atua no setor, para a realização da coleta seletiva. Como se sabe, o lixo, como resíduo sólido das aglomerações humanas acompanha as novas modalidades de acondicionamento dos cada vez mais variados produtos consumidos diariamente, gerando uma média de 1kg/dia, em modalidades as mais diversas que devem ser reconhecidas, selecionadas seletivamente, coletadas separadamente e, finalmente, tratadas convenientemente.  A principal separação deve ser entre resíduos orgânicos, resultantes de restos de comidas, e resíduos secos, geralmente derivados de embalagens de papel, plásticos e vidros. Importante também é a atenção com resíduos tóxicos, que merecem segregação, coleta e tratamento especial, notadamente seringas usadas, pilhas, baterias e restos eletrônicos. Em um primeiro momento, no Passo, será executado um Projeto Piloto com coleta de dados sobre o serviço prestado, de quantidade, qualidade e efetividade, para logo a seguir baseado nesses números, ser instaurado o Projeto Executivo definitivo.

 

Roteiro da Coleta Seletiva no Passo de Torres

(Principais materiais recolhidos: Papel, Papelão, Plástico, Alumínio, Ferro, Sucata entre outros).

 

Segundas-Feiras: Manhã: Bellatorres 2 (Rua da Anchova até a Rua do Siri); Tarde: Bellatorres 2 (Rua do Leão Marinho até a Rota do Sol).

Terças-Feiras: Manhã: Rosa do Mar até Praia Vilmar; Tarde: Praia Xangrilá dos Mares até Sumaré II.

Quintas-Feiras: Manhã: Centro do Passo de Torres (Av. Mampituba, Coronel João Fernandes, Major Francisco, José Maciel, Vitorino Manoel e continuação da Av. Beira Rio até o Rio Morto, Passargada, Portelinha); Tarde: Bairros: Alto Feliz, Campinas, Barra Velha e Silveira.

Sextas-Feiras: Manhã: CENTRO ruas principais (Av. Mampituba, Coronel João Fernandes, Major Francisco, José Maciel, Vitorino Manoel e continuação ate Av. Beira Rio até a Lagoa da Barra (Rio Morto) e do mercado Baggio até atrás da igreja);

 

Contatos: CECOBE (48) 99147-1224 e SEMMA (48) 3548-0035 ramal 307

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados