A GESTÃO MUNICIPAL É DECISIVA NA EDUCAÇÃO

Coluna de Dani dos Santos Pereira - Jornal A FOLHA- Torres.

9 de janeiro de 2025
Dani Pereira

Na eleição, foi escolhidos as lideranças que vão administrar e legislar nossa cidade, impactando diretamente a vida cotidiana. Na Educação, o trabalho da prefeitura é decisivo: o município é responsável por matrículas na formação inicial das crianças e adolescentes na rede pública – quase a totalidade da educação infantil e a maior parte do ensino fundamental.

O Gestor ao enfrentar desafios de acesso e qualidade e ao assumir agendas estratégicas, como a matemática e a educação em tempo integral, tem a oportunidade de deixar legados importantes. Um dos grandes desafios para o prefeito eleito será assegurar o acesso à educação infantil, em especial considerando a fila de espera por uma vaga em creches. Tem de saber quantas estão em situação de vulnerabilidade social e quantas são de famílias de baixa renda. Na pré-escola, a situação ainda é preocupante: muitas crianças estão fora dessa etapa, e muitas delas não está matriculada por falta de vagas.

Ao avançarem para o ensino fundamental, o Prefeito precisa se mobilizar para expandir a oferta de escolas em tempo integral com qualidade, pois esta demanda está em seu plano de governo. Trata-se de uma estratégia comprovada para reduzir as desigualdades educacionais, especialmente em relação à raça/cor e ao nível socioeconômico. Esse novo ciclo de gestão municipal também pode ser uma oportunidade para que as lideranças eleitas se destaquem na melhoria do ensino da matemática. A maioria dos adolescentes chega ao nono ano do ensino fundamental sem a proficiência necessária e marcada pela crença de que matemática é para poucos, para quem “tem o dom”. Sem dúvida, é preciso buscar ajuda nas outras esferas do governo, pois, com a escala, a complexidade e o nível de desigualdades, o desafio educacional como esse não pode ser enfrentado isoladamente.

A colaboração entre municípios, Estados, a União e a sociedade civil é indispensável. Ao mesmo tempo, há transformações nas experiências de crianças e adolescentes que começam a partir do município.
Dentro dessa interdependência, o compromisso das lideranças municipais escolhidas nessas eleições contém em si o potencial para mudar o cenário da educação pública torrense.
AGUAS CLARAS
Os moradores do bairro Águas Clara, enviaram correspondencia para manifestar sugestões de melhorias para a localidade por parte da Prefeitura Municipal.
Os moradores reinvindicam e querem ser ouvidos atentamente quanto as ações que ainda precisam ser realizadas pelo Poder Público. A principal cobrança da comunidade é o lazer, que hoje é improvisado. O pedido para se construir uma praça com parque infantil, academia ao ar livre, arborização e monitoramento já vem sendo cobrado, a bastante tempo.
As coletas de lixo neste bairro ainda não acontecem diariamente, sendo recolhidos duas vezes por semana, mesmo assim tem dias que ficam sem a coleta, segundo os moradores isso tem prejudicado a comunidade. Foi solicitado ainda como prioridade a conclusão do asfalto na Estrada dos Cunhas e a instalação de mais bocas de lobo, para que no período chuvoso, a estrada não fique alagada, em pontos mais rebaixados. No setor da saúde, o atendimento pediátrico e gereatria também foi lembrado como prioritário no PSF.
FAXINAL
O bairro Faxinal, nas margens da Estrada do Mar, tambem reivindica a construção de uma praça equipada com parque infantil também mesas e bancos junto do Loteamento Nova Esperança. Pedem que um vereador faça a indicação à Prefeitura para estudos de viabilidade.
As melhorias vem sendo solicitada pelos moradores da localidade. “É uma demanda da população, que é carente de áreas de lazer que atendam a crianças e adultos. O objetivo da solicitação é oferecer um espaço de lazer que estimule a convivência entre as várias faixas etárias”, apontam os moradores, sugerindo que a área a ser utilizada para a obra fica nos fundos do loteamento e esta disponivel.
O setor do Esporte e Lazer também motivou uma solicitação dos moradores para a implantação de um projeto com espaço de ginástica para os moradores das localidades do bairro Faxinal. Propoem ao governo municipal que promova esse tipo de atividade criando uma quadra de esportes no bairro. “É uma forma eficiente e acessível de estimular os moradores a praticarem exercícios e não deixar as crianças ociosas, além de aproveitar os recursos disponíveis criados no bairro, eliminando barreiras de deslocamento e custos associados, contribuindo para a qualidadede de vida e da saúde da população, bem como fortalecendo os laços entre os moradores”, Justificam os moradores




Veja Também





Links Patrocinados