A importância de castrar o seu animal

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ONG’s de proteção animal ou simplesmente na rua.

15 de agosto de 2020

Castrar o animal é uma decisão muito importante, não apenas para quem tem um cãozinho ou gato em casa, mas para todos que amam os animais e sofrem ao ver as inúmeras dificuldades pelas quais passam os peludinhos que foram abandonados.

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ONG’s de proteção animal ou simplesmente na rua. Mas além de evitar ninhadas indesejadas, também se torna uma questão de saúde. Castrando o seu animal você está prolongando a vida dele, e proporcionando uma qualidade de vida melhor.

De um modo geral as pessoas ainda têm dificuldade em reconhecer na castração de animais um ato de amor. Sim, porque essa atitude contribui para que seu pet tenha uma vida mais saudável e ainda ajuda a salvar a vida de muitos outros animais que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam.

Se você ainda não conhece bem o assunto então, com toda certeza, vai se assustar diante desses números. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães. Os dados levantados pela OMS vão além e mostram que em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% deles estão abandonados.

Portanto, estamos diante de uma situação muito preocupante, na qual a castração pode ajudar muito. Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. E no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes segundo dados da OMS.

Dessa forma, mesmo com ONGs e protetores se esforçando em conseguir um lar para todos esses animais o esforço parece em vão porque eles se multiplicam em uma velocidade espantosa.

E porque devemos castrar os machos? Castrar os machos evita fugas, evita o constrangimento de cães “agarrando” em pernas ou braços de visitas, evita a marcação do território (xixi fora do lugar), evita a agressividade motivada por excitação sexual constante, evita tumores testiculares evita o aumento do número de animais de rua. Se levarmos em conta quantas vezes um animal macho terá oportunidade de acasalar durante toda a sua vida reprodutiva, seria mais conveniente diminuir sua atração sexual pelas fêmeas, através da castração. O animal “inteiro” excita-se constantemente a cada odor de fêmea no cio, sem que o acasalamento ocorra, ficando irritado e bastante agitado, motivando a fuga de muitos.

E porque devemos castrar as fêmeas? Castrar as fêmeas evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação, evita o câncer nas glândulas mamárias na fase adulta, evita Piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas, evita a “gravidez psicológica” e suas consequências como infecção das mamas, evita cios e evita o aumento do número de animais de rua.

Por isso a castração é apontada como uma solução tão ideal, sem falar em outras vantagens entre as quais podemos destacar latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio.

Segundo os veterinários, um ótimo período para se fazer a castração é 30 dias após as vacinas aplicadas ao filhote, quando a recuperação é mais rápida. Após os seis anos de idade, as possibilidades das doenças elencadas acima se manifestarem aumenta muito e prevenir é sempre melhor que remediar. Reflita sobre todas essas informações e converse com seu veterinário para que ele esclareça ainda os mitos e verdades sobre a castração.

Você também pode ajudar ONGs e protetores a castrar um animal que vive nas ruas, fazendo vaquinha, arrecadando recursos, pagados o veterinário, dando lar temporário e doando.

 

Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.

Conheça o trabalho da ATPA: Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834

Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/

Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

 




Veja Também





Links Patrocinados