ABANDONO DE ANIMAIS NA PANDEMIA – Triste realidade

"Muita coisa mudou com a pandemia do novo coronavírus. Muitas pessoas perderam os empregos, deram adeus aos amigos e parentes queridos, e tiveram reviravoltas na rotina. A vida de muitos cães e gatos também mudou, já que o abandono de animais cresceu 70% no Brasil durante a pandemia"

25 de outubro de 2021

Muita coisa mudou com a pandemia do novo coronavírus. Muitas pessoas perderam os empregos, deram adeus aos amigos e parentes queridos, e tiveram reviravoltas na rotina. A vida de muitos cães e gatos também mudou, já que o abandono de animais cresceu 70% no Brasil durante a pandemia.

Animais que antes tinham comida, abrigo, saúde e segurança, agora passam fome, medo e sofrem maus-tratos nas ruas de todo o país.

Outro dado preocupante é que o movimento foi inverso àquele visto no auge da pandemia, entre os meses de abril e julho de 2020, quando as adoções de animais se intensificaram.

A posse responsável envolve cuidados veterinários, vacinação e castração de animais.

Mesmo no cenário anterior à pandemia, ONGs e protetores independentes já não conseguiam abrigar todos os animais deixados nas ruas das cidades do país. O aumento de 70% no descarte de animais domésticos também pode ter se agravado por um motivo comum mesmo antes da Covid-19: a adoção por impulso.

Após as adoções por impulso, em um momento de carência, fragilidade, incertezas e solidão diante do sofrimento causado pela pandemia, muitos foram surpreendidos pelas responsabilidades envolvidas na posse responsável de um pet.

 

Como ajudar um animal abandonado?

 

Existem algumas maneiras pelas quais podemos ajudar um animal abandonado. Pode ser surpreendente, mas a sua primeira opção não deve ser levar para um abrigo, uma ONG ou para a casa de um protetor independente. Esses locais já estão lotados e muito sobrecarregados com a quantidade de cachorros e gatos abandonados nas ruas, entre vários outros animais que também precisam de cuidados médicos, alimentação e espaço para viver.

Existem caminhos alternativos que você pode optar: o primeiro deles é adotar você mesmo o animal que resgatou. Para isso, o primeiro passo é levar o bichinho a uma consulta com um médico veterinário para fazer uma avaliação completa. O animal deverá ser vacinado, vermifugado e castrado, além de receber cuidados específicos, caso tenha algum problema de saúde.

Além desses cuidados práticos, você precisará ter muita paciência e carinho com o seu novo melhor amigo, pois os traumas a que são submetidos os animais abandonados na rua são muitos, e o bichinho pode levar um certo tempo até compreender que você é uma fonte de amor e proteção, e não uma ameaça com a qual ele tenha que se preocupar.

Outra opção é resgatar o animal abandonado e iniciar uma busca por um lar responsável que possa acolhê-lo. Converse com amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos sobre a situação para que possam ajudá-lo a cuidar do bichinho. Pode ser que muitos não queiram abrigar o animal, mas se sensibilizem com a situação e se tornem dispostos a colaborar financeiramente para viabilizar o seu tratamento, alimentação e cuidados de rotina. Uma dica é: utilize a internet a seu favor! Existem muitos perfis nas redes sociais, que podem auxiliar na localização de um lar definitivo para o animalzinho resgatado.

Se encontrar um animal abandonado na rua, não o ignore. Tome todos os cuidados necessários para fazer o resgate, mas não deixe que permaneça na rua por mais tempo. Você pode ser a sua única chance de sobrevivência e de encontrar um lar amoroso.

A melhor maneira de combater o abandono de animais domésticos é promovendo a posse responsável. Ela consiste em conscientizar possíveis tutores sobre tudo o que está envolvido na adoção de um animal para que seja possível tomar essa decisão com segurança.

A posse responsável de um animal vai muito além dos cuidados básicos com sua alimentação e higiene. Isso é o mínimo! Para exercer a posse responsável e evitar o abandono de cachorros, o abandono de gatos e de outros animais, é necessário considerar todos os aspectos da vida do animal: o espaço onde vão viver, os medicamentos necessários para prevenir e tratar problemas de saúde, a realização de atividades físicas que promovam o seu bem estar geral, o abrigo da chuva e do sol excessivos, e sobretudo, muito carinho, amor e afeto.

Outra ferramenta importante no combate ao abandono de animais é a castração. Muitas fêmeas são jogadas na rua quando ficam prenhas e o tutor não quer, ou não pode, arcar com os custos envolvidos nos cuidados com todos os filhotes. Evite que isso aconteça castrando não só as fêmeas, mas os machos também. A castração, além de ser um procedimento seguro para o animal, previne reproduções não programadas e diversas doenças do aparelho reprodutivo que podem até se tornar fatais.

Os animais sem raça, e sem qualquer característica física marcante que seja atraente para os possíveis tutores, formam o maior contingente dos largados à própria sorte nas ruas. Cachorros com pelo preto, curto, de porte médio e sem raça definida, os famosos vira-latas, são os mais preteridos na hora da adoção.

 

Se você deseja exercer a posse responsável de um animal de estimação em Torres e região, pode procurar a ATPA que cuida de animais resgatados com muita seriedade, carinho e cuidado. E, mesmo que não possa adotar no momento, você pode contribuir com doações de todos os tipos para ajudar a manter nosso trabalho.

Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6.

Adote um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.

Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/

Instagram: @atpa.coracaoanimal

Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

A ATPA precisa muito de doação de ração. Entre em contato conosco.

Também já estamos com os calendários de 2022 à venda. São calendários ímã de geladeira 20×18 cm. O valor de cada um é R$10,00. Quem puder ajudar a vender, por favor, fale conosco. Contato 51 981116834

Os calendários estão à venda na EcoTorres, na clínica Cães e Gatos (Clínica do Dr. Alexandre), Casa do Agricultor e Martini Pedras.




Veja Também





Links Patrocinados