Para começar, podemos falar sobre quanto tempo uma pulga vive. Duas respostas cabem para essa questão: o tempo que a pulga vive no hospedeiro (no caso, o pet) e o tempo que ela sobrevive fora dele.
É hora de desmistificar algumas ideias. Acredite: a pulga não vive apenas no pet. Ela não tem asas e vive como parasita externo de animais domésticos, silvestres e do próprio ser humano. Ou seja, é possível encontrar pulgas em humanos! Todo ser vivo corre o risco de ter uma pulga bem grudada no corpo.
Ela suga o sangue do hospedeiro ou se alimenta de resíduos do ambiente externo para adquirir o sangue. Caso esteja em casa ou na natureza, a pulga pode viver, no mínimo, dois meses e, no máximo, um ano e meio.
Agora, se você deseja saber quanto tempo uma pulga vive fora do hospedeiro, a resposta é: depende das condições do ambiente e se ela conseguirá sobreviver na natureza.
Muitas pessoas não sabem, mas a pulga pode viver em uma casa com ambiente úmido e restos orgânicos até sem a presença de um cachorro ou um gato.
Já as pulgas de cachorro, gato e vários outros animais podem viver por muitos meses, alimentando-se de resíduos que ficam na pele e causando muito incômodo, como coceiras e até feridas.
Por que encontramos tantas pulgas em vez de apenas uma no pet ou no ambiente?
Mais que saber quanto tempo uma pulga vive, é importante entender como ela se multiplica. A resposta para essa pergunta pode assustar, mas já adiantamos: tem solução! Assim como em todo o reino animal, a pulga realiza a cópula para procriar.
Nesse caso, a fêmea deposita os ovos que dão origem às larvas e, posteriormente, resultam em uma pupa (ou um casulo), de onde o animal eclode já adulto. Após o ciclo, ele se alimenta das pulgas adultas e prolifera mais e mais.
Para ter uma ideia, de uma pulga nasce outra, porém as fêmeas podem botar mais de 2.000 ovos durante a vida, em um único hospedeiro ou ambiente externo. Para quebrar esse ciclo de reprodução, caso encontre pulgas pela casa, é importante seguir alguns passos.
Faça uma higienização pesada no ambiente infectado, deixando-o limpo e seco. Lembre-se que as pulgas adoram ambientes quentes e úmidos, locais perfeitos para a reprodução;
Outro recurso indicado é o uso de aspirador de pó em todos os ambientes da casa;
Lave todo espaço em que as pulgas estavam incluindo os arredores. Produtos próprios também ajudam a matar as pulgas, afinal, elas respiram o mesmo ar que e podem se “afogar” na água;
Não se esqueça de aplicar produtos específicos para proteger os animais e sanitizar os ambientes com álcool.
As pulgas podem infectar o ser humano?
O tempo de vida de uma pulga pode ser curto, mas dura o suficiente para transmitir doenças para os seres humanos.
Como as pulgas podem pular até 24 cm de altura e se movimentar rapidamente com as patas traseiras, elas podem sair de um hospedeiro animal para um ser humano agindo de duas formas: parasitas, como já são, ou vetores biológicos (que levam doenças).
Como parasitas, causam coceiras e lesões pelas picadas, ao sugar o sangue;
Como vetores biológicos, podem causar doenças graves, como a peste bubônica, que aconteceu em meados de 1300 na Europa, matando mais de 200 milhões de pessoas, e o contágio de tifo murino, já controlado mundialmente.
Como acabar com as pulgas nos animais?
Dar banhos regularmente nos cães e gatos, assim como medicamentos contra pulgas, é a fórmula perfeita para evitá-las.
O mercado veterinário oferece diversos tipos de “mata-pulgas” com formas diferentes de uso. Alguns devem ser colocados na nuca do animal, bem próximo da pele. Outros são ingeríveis e podem ter sabores de carne ou frango.
Independentemente das formas, é importante que, ao encontrar a pulga, você leve seu amigo ao veterinário para o nível de proliferação ser examinado, e o tratamento adequado ser indicado para eliminá-la.
Sobre a ATPA – Cuide muito bem de quem está sempre ao seu lado, dê amor e carinho ao seu animal de estimação e diga não o abandono animal. Nós apoiamos esta campanha, e você?
Abra seu coração e conheça nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso wats e visite nossa feirinha de adoções aos sábados.
Cuidamos de animais em estado de vulnerabilidade, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração e, sobretudo adotando um animal.
Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.
- Conheça o trabalho da ATPA:
- Instagram: @atpa. coracaoanimal
- Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/