Você sabia que há a possibilidade de desenvolvimento de anemia em cães e gatos? A condição também afeta os nossos pets e pode ter sinais clínicos perceptíveis quando o quadro estiver avançado.
A anemia se refere à redução da quantidade ou função dos glóbulos vermelhos (hemácias) no organismo dos pets. Como essas células são responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todo o corpo, suas funções ficam prejudicadas quando elas estão em baixa quantidade.
Essa condição gera diversos prejuízos para os animais, mas não é uma doença em si. Na verdade, ela indica a existência de um outro problema prévio de saúde.
Há diversas causas possíveis para o desenvolvimento de anemia em cães e gatos. Algumas delas são:
- Hemoparasitoses (causadas por parasitas que infectam as células sanguíneas e causam a sua destruição);
- Doenças inflamatórias e infecciosas;
- Doença renal crônica;
- Deficiência de um ou mais nutrientes essenciais, como o ferro, o zinco, a vitamina B12, o ácido fólico, entre outros.
De modo geral, independentemente do que motivou o quadro anêmico, os pets podem apresentar sinais clínicos muito parecidos em todos os casos. Confira quais podem ser a seguir!
Principais sinais clínicos de anemia em cães e gatos
Os indícios mais comuns de anemia em cães e gatos são:
- Mucosas pálidas;
- Apatia;
- Perda de apetite;
- Urina escura (nos casos em que a origem da anemia é por hemoparasitose ou outras doenças que causam destruição das hemácias).
Os sinais clínicos aparecem conforme a gravidade da complicação e, para ter o correto diagnóstico e descobrir a origem do problema, é necessário que o pet faça alguns exames complementares.
Como é feito o diagnóstico de anemia em cães e gatos?
Ao identificar esses sinais clínicos, é preciso levar o animal ao Médico-Veterinário, que, por meio de um hemograma, vai classificar a anemia com base nos índices hematimétricos:
Além disso, a determinação desses valores irá permitir classificar a anemia em discreta, moderada ou severa. Em seguida, com a confirmação do tipo de anemia, são feitos exames para descobrir, então, a causa e é elaborado um protocolo de recuperação específico para cada caso.
Não há um único tratamento para a anemia em cães e gatos, já que as causas da condição são variadas. Na presença de parasitas, por exemplo, será necessário administrar um antibiótico. Mas, de qualquer forma, a suplementação de alguns nutrientes para os pets pode promover a produção de hemácias.
Considerando as principais causas de anemia em pets, a melhor forma de prevenir o problema é ter um acompanhamento veterinário frequente, com cuidado nutricional constante, para que ele não apresente deficiências, e manter um controle adequado de ectoparasitas.
Além disso, é muito importante seguir o protocolo de vermifugação estabelecido pelo Médico-Veterinário no seu amigo de quatro patas. (Fonte: Vetnil)
Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes e femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO, PARA CÃES E GATOS ADULTOS E FILHOTES. Além dos animais de rua de Torres, alimentamos semanalmente os animais da aldeia indígena (Campo Bonito). Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.
Visite nossas redes sociais (@atpa94).