Falta de apetite, febre, tosse e coriza. Está pensando que a gripe atinge só humanos? Pois saiba que você está enganado — os animais também ficam gripados! Geralmente causada por bactérias ou vírus, a gripe deixa os pets desconfortáveis. Apesar de ser uma doença simples, ela pode ser fatal para cães e gatos idosos ou com baixa imunidade.
Por esse motivo, é de suma importância que os tutores prestem atenção aos sintomas e levem os pets ao veterinário. Ficou interessado no assunto? Quer saber quais são as causas e como prevenir a gripe nos animais de estimação? Então continue a leitura!
Nos cães, a gripe é causada pelo vírus Influenza A e é transmitido da mesma maneira que a gripe humana — através do ar. A gripe costuma desaparecer em quinze dias, no entanto, há casos em que a doença faz com que o animal não consiga dormir, sendo indicado levá-lo ao veterinário. Já nos gatos, a doença é causada pelo herpesvírus e é transmitida da mesma maneira que a dos cães. Vale ressaltar que a gripe só pode ser transmitida de gato para gato e de cachorro para cachorro.
Os sintomas dos pets gripados são semelhantes aos apresentados nos humanos: tosse, espirros, coriza, falta de apetite e febre. O primeiro sinal de gripe em cães costuma ser a tosse alta e seca, já nos gatos é o espirro. Em alguns casos, a gripe pode afetar os olhos dos felinos e a boca, que podem levá-lo a desenvolver conjuntivite e aftas. Por essa razão, é imprescindível que o tutor leve o seu pet ao veterinário.
Para que o tratamento seja adequado às necessidades do seu pet, é preciso realizar exames laboratoriais. Caso o quadro do seu animal de estimação não apresente complicações, como uma pneumonia, será indicado pelo veterinário o melhor tratamento. Geralmente, a gripe dos gatos é tratada com remédios antibióticos e inalações. Já para a gripe dos cães, o tratamento consiste em combater os sinais de infecção, ajudando o cão a se recuperar.
A forma mais simples e eficaz de prevenir não só a gripe dos pets como também outras doenças é por meio da vacinação. Nos gatos, a vacina polivalente tríplice ou quádrupla pode ser aplicada a partir de oito semanas de vida, sendo necessário fazer o reforço anual da medicação. Portanto, é preciso que os tutores fiquem atentos à carteirinha do seu animal de estimação para manter em dia as aplicações. Além disso, é importante também evitar o contato com animais infectados.
Sobre a ATPA – Cuide muito bem de quem está sempre ao seu lado, dê amor e carinho ao seu animal de estimação e diga não o abandono animal. Nós apoiamos esta campanha, e você?
Abra seu coração e conheça nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso wats e visite nossa feirinha de adoções aos sábados.
Cuidamos de animais em estado de vulnerabilidade, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração e, sobretudo adotando um animal.
Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.
Conheça o trabalho da ATPA:
Instagram: @atpa. coracaoanimal
Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/
Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/