A cadela no cio é sinônimo de preocupação para os tutores. Não é à toa que muitos buscam alternativas para afastar qualquer possibilidade de uma gravidez indesejada. Uma delas é a vacina anticoncepcional para cadelas. Embora esse método funcione de um jeito no organismo humano, não quer dizer que aconteça da mesma forma nos animais. Na verdade, o anticoncepcional para cachorro traz efeitos colaterais perigosos para a saúde do animal e não é recomendado pelos veterinários.
O comportamento sexual dos animais no cio, na maioria das vezes é desagradável para o tutor. A presença de sangramento vaginal, manchas pelo chão, odores, latidos, atração de machos e marcação de território fazem com que os tutores busquem uma solução para esse incômodo.
O uso de medicamentos anti-cio injetável ou em forma de comprimidos apresenta aceitação por serem de baixo custo e porque podem ser adquiridas sem prescrição do médico veterinário.
As injeções e comprimidos contra o cio são muito populares entre as pessoas quando essas não querem castrar suas cadelas e gatas. Sem conhecimento sobre o assunto alguns tutores acham que esse tipo de solução é melhor para seu animal, pois ele não precisará passar por um procedimento cirúrgico, porém o que nem todos sabem, é que o uso de comprimidos ou injeções anticoncepcionais é altamente desaconselhável e perigoso podendo levar o animal a morte.
Por se tratar de um método mais barato do que a castração, algumas pessoas recorrem à vacina anticoncepcional para inibir o cio das cadelas.
As injeções e comprimidos, infelizmente, não são alternativas aceitáveis. Trata-se de um hormônio que inibe a ovulação e tem como objetivo suprimir o cio como um todo, desde a aceitação e desejo sexual, como o sangramento da cadela. A medicação realmente consegue isso, mas traz efeitos colaterais graves, como o aumento da formação de tumores de mama, o risco de infecção uterina e possui um tempo certo para ser aplicado, o que complica muito o uso do medicamento.
Estudos constatam que de 10 cadelas tratadas com anticoncepcionais, nove desenvolveram piometra (infecção de útero) que pode levar o animal a morte. As alterações uterinas também foram constatadas em gatas que usaram a medicação. A própria bula dos medicamentos aponta as contraindicações; se os tutores lessem os vários efeitos nocivos explícitos na bula, a maioria não aplicariam tal produto em suas cachorras ou gatas. Como o medicamento é vendido sem receita, qualquer tutor pode adquirir, sendo comum aplicar em qualquer período fora da fase adequada, aumentando ainda mais os efeitos maléficos deste hormônio.
Alguns efeitos nocivos dos anticoncepcionais são os tumores de mama, infecções e tumores uterinos, tumores em ovários, doenças endócrinas (como o hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus), hiperplasia mamária e morte fetal.
É importante lembrar que, se por um lado o anticoncepcional aumenta a incidência de tumores nas fêmeas, a castração por sua vez diminui a incidência de tumor de mama, principalmente quando realizada nos primeiros anos de vida do animal, assim como previne quase todos os outros tumores e doenças relacionadas ao sistema reprodutor em cadelas e gatas.
Além de controlar o número de cãezinhos que vêm ao mundo, castrar sua cachorra ou gata ainda pode trazer inúmeros benefícios para a saúde dela, já que esse método também ajuda a prevenir diversas doenças, como o câncer de mama ou de útero.
E quanto aos machos, a castração evita fugas, brigas e doenças sexualmente transmissíveis como o tumor de sticker no seu amigo.
Então, antes de pensar em ter um animal, devemos ter a consciência de que eles são seres vivos e que dependem de nós para tudo. Nem sempre o mais fácil e barato será o melhor para aquele que, indiscutivelmente, tem a certeza de que o tutor é tudo para ele. Pense nisso e se você se sente preparado, mude a vida de um animal com responsabilidade. A ATPA tem muitos animais aguardando adoção responsável.
Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.
Conheça o trabalho da ATPA:
Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/
Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/
Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.