As gurias da Pirataba…

"Na Pirataba, a primazia da educação perpassa, necessariamente, pela tradicional Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, onde gerações de estudantes adquirem conhecimento e as famílias da zona rural formam seus descendentes desde os anos 40 (...) E nos jogos escolares de Torres (JET) tivemos uma grande surpresa que trouxe enorme felicidade e orgulho para a pequena comunidade da Pirataba..."

FOTO: Educadora Helen e o bombeiro Marcelo França juntamente com as atletas estudantis: Sofia, Emily, Maria Clara, Cecília Ana Júlia, Sigen Kelly, Stéfani, Tuany, Rafaela e Leandra.
5 de setembro de 2024

Seguindo o caminho que serpenteia às margens do Mampituba seguindo em direção aos contrafortes da Serra Geral, aportamos numa comunidade que resguarda as chaminés de antigas olarias, onde um frondoso plátano recepciona à todos que chegam. A torre da igreja Nossa Senhora da Glória desponta como marcador da paisagem interiorana. Um ponto de encontro das estradas rurais que conectam a serra e o mar. Na comunidade da Pirataba, o histórico distrito de Glória, existem muitas riquezas e valores que transcendem o tempo, o ritmo do trabalho, os amplos horizontes entremeados por matas e lavouras e a hospitalidade das pessoas são virtudes admiráveis. A educação comunitária depende dos elos familiares e das ações coletivas que são desenvolvidas nas associações, entidades e grupos de afinidades e religiosos. Na Pirataba, a primazia da educação perpassa, necessariamente, pela tradicional Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, onde gerações de estudantes adquirem conhecimento e as famílias da zona rural formam seus descendentes.  É a segunda escola mais antiga em atuação na região, em funcionamento desde a década de 1940.

Minha conexão com a escola começa em 2018, quando vim lecionar na instituição. À primeira impressão, ressalta a imponência da arquitetura histórica e o ambiente acolhedor da equipe de professores, professoras e funcionárias. O respeito dos alunos e o envolvimento da comunidade escolar nas atividades era um bom presságio para qualquer educador. Mas, algo que me despertou fascínio foi a propensão para a prática de esportes dos alunos, todas modalidades e jogos eram assíduos e participativos. Isso sempre me estimulou e  quando posso jogo bola na hora do recreio com a turminha. De maneira democrática todos podem participar, sem exceção. Os esportes são fundamentais para a inclusão, desenvolvimento psicomotor e social, além de ser um momento de integração e confraternização. Este ano em especial, fomos influenciados pelos jogos olímpicos e paralímpicos. A potência feminina com diversas atletas medalhistas trouxe representatividade e incentivou e despertou as meninas para a prática desportiva.

Nos jogos escolares de Torres (JET) realizados na Escola Municipal Zona Sul,  tivemos uma grande surpresa que trouxe enorme felicidade e orgulho à nossa comunidade. O time feminino emplacou dois vice- campeonatos nas modalidades  futsal e voleibol. Tiveram disciplina, força de vontade e espírito esportivo para vencer as partidas e chegar nas finais. Com alegria receberam as medalhas, votos de louvor e nos representaram muito bem. Trouxeram os holofotes e visibilidade para a nossa escola, dentre toda a rede de ensino do município. Demonstraram a garra, união e determinação das famílias do campo e principalmente das mulheres, mães e companheiras que são os pilares de afetos e ensinamentos profundos da arte do bem-viver.

As gurias da Pirataba fizeram história no JET, assim como a ginasta Rebeca Andrade alcançou os mais altos níveis olímpicos em Paris 2024 e a enxurrada de medalhas dos atletas paralímpicos brasileiros. Que seu exemplo possa servir como referência para as novas gerações de atletas da Escola Nossa Senhora da Glória! Parabéns meninas, vocês são fonte de inspiração! Continuem suas trajetórias com foco e dedicação aproveitando o que há de mais sublime nos esportes e preparem-se porque logo mais teremos o handebol!

Um agradecimento especial à equipe diretiva, professores e professoras, funcionárias e as famílias. As colegas que conduziram o time das meninas aos jogos; professora Andressa, a secretária Helen e o bombeiro Marcelo França juntamente com as atletas estudantis: Sofia, Emily, Maria Clara, Cecília Ana Júlia, Sigen Kelly, Stéfani, Tuany, Rafaela e Leandra.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados