Pintar a entrada principal de residências não é exclusividade dos irlandeses, já que elas embelezam a paisagem de algumas cidades da Inglaterra e até mesmo do Brasil – como é o caso de Ouro Preto. No entanto, em Dublin elas formam um cenário curioso e bastante peculiar – como pude avistar em minhas caminhadas pela capital irlandesa.
Em estilo georgiano, predominante entre 1730 e 1800, muitas delas ainda são portas de entrada de residências de famílias comuns, e não apenas portas de entradas de pontos turísticos. A história é que em 1861 a morte do príncipe Albert deixou Rainha Victoria em um estado de luto profundo. Logo após o anúncio de luto, a rainha teria ordenado que todas residências amanhecessem com bandeiras pretas postas na frente de cada casa. Foi então que um irlandês teria tido a ideia de colorir as portas em forma de protesto, o que teria sido seguido por mais pessoas. Porém, existe uma segunda teoria, que conta que a ideia de pintar as portas de cores diferentes teria surgido das mulheres que já estavam cansadas de buscar os maridos bêbados que acabavam batendo na porta errada. As residências praticamente iguais e muito próximas umas das outras era um agravante para a situação pós-pub e elas teriam resolvido dar um jeito nisso. Então teriam decidido pintar uma porta de cada cor para que cada um tivesse certeza de onde entrar.
Pouco importa se você mora em casa ou apartamento: se o seu lar tem a sorte de contar com uma porta da frente colorida, você com certeza está acostumada a despertar alegria imediata nas pessoas. A porta é a primeira imagem do seu lar que será percebida pelos seus amigos e familiares, é a famosa primeira impressão que causamos. Por isso a gente concorda que decorá-la de forma inusitada pode ser um jeito bem original de dizer que ali moram pessoas que amam o seu cantinho e que não deixam o marasmo tomar conta. E se a gente pode pintar nossos móveis para renová-los, pintar paredes para encher a casa de vida, porque não pintar também nossas portas para dar as boas-vindas de forma alegre e cheia de energia?
CORES VIVAS SÃO UMA FORTE TENDÊNCIA
Antigamente os estilos mais usados nas cores das portas eram os tons neutros ou amadeirados, que com o passar do tempo foram cedendo seu espaço para o uso das cores mais vivas e alegres, e que são uma forte tendência de decoração da atualidade. Dentre estas cores temos os tons de verde, amarelo, azul e vermelho, que se integram as fachadas das casas, de forma elegante e muito mais convidativa. Enfim, as cores escolhidas para a porta de entrada podem variar muito e você pode escolher a que melhor combinar com o seu estilo, com a paleta de cores dos seus ambientes, ou com a cor da fachada, caso você more em uma casa.
*Direto de Dublin para o jornal A FOLHA