União das Associações de Moradores de Torres e suas afilhadas estão buscando maior atenção e colaboração da prefeitura para atender às demandas e necessidades da comunidade. Elas almejam um diálogo mais próximo e ações mais efetivas por parte do poder público, visando a melhoria da infraestrutura, serviços e qualidade de vida nos bairros, onde estiveram reunidos com a administração municipal dia 11/07/2025 às 16h00min, no gabinete.
A União das Associações de Moradores entregou ao prefeito a pauta com as demandas das associações de moradores. Essa pauta inclui questões como Saúde, Educação, sinalização de trânsito, transporte público, construção de creches e de postos de saúdes. O prefeito se comprometeu a analisar as demandas e, dentro das possibilidades da gestão, buscar soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Resposta do prefeito: O Prefeito Delci recebeu a comitiva da UAMTOR e abriu as portas do seu gabinete para ouvir as demandas da comunidade. Estiveram presentes o Vice-prefeito André Pozzi, que conduziu a reunião; do presidente da Câmara, Igor BereTta e os secretários de Obras, Dilson Boaventura e do Planejamento, Guilherme Biasi.
Ele (prefeito) se comprometeu a estudar as demandas apresentadas e buscar soluções dentro das possibilidades da gestão, enfatizando o compromisso da prefeitura em cuidar das pessoas e oferecer mais qualidade de vida aos moradores.
O Vice-prefeito disse que a entrega da pauta demonstra a importância da participação da comunidade na busca por melhorias para o bairro, dizendo que a União das associações de moradores fortalece a voz da comunidade e a capacidade de reivindicar seus direitos, e que a ação da prefeitura em receber e estudar a pauta e se comprometer com as demandas demonstra o interesse em atender às necessidades da população.
Importância das associações
As associações de moradores desempenham um papel fundamental na representação dos interesses da comunidade, promovendo a participação cidadã e buscando soluções para problemas locais, que frequentemente levantam questões como a necessidade de melhorias em infraestrutura (estradas, iluminação, saneamento), serviços públicos (saúde, educação, transporte), segurança e lazer.
Fortalecimento do diálogo: As associações buscam um canal de comunicação mais efetivo com a prefeitura para apresentar suas demandas e participar ativamente do planejamento e execução de projetos que afetam a comunidade, além do diálogo, as associações também buscam apoio técnico, financeiro e administrativo da prefeitura para fortalecer sua atuação e desenvolver projetos que beneficiem os moradores. Queremos seguir o exemplo de municípios catarinenses, onde as prefeituras implementam programas de incentivo ao associativismo, oferecendo assistência técnica, administrativa e financeira às associações, oferecendo parcerias para execução de projetos de interesse da comunidade através da realização de obras de infraestrutura ou oferta de serviços públicos, promovendo diálogo constante com as associações, buscando ouvir suas demandas e envolver os moradores na tomada de decisões.
Fortalecimento da comunidade: Uma relação mais próxima entre a prefeitura e as associações pode fortalecer a comunidade, promovendo a participação cidadã e a colaboração na construção de uma cidade melhor, ouvindo as demandas da comunidade, a prefeitura pode desenvolver soluções mais eficazes e adequadas às necessidades locais. Uma parceria entre a prefeitura e as associações pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida de todos os moradores.