A ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) esteve presente, no dia 4 de novembro, a apresentação do novo programa da Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Torres — o PROZAN (Programa de Zonamento e Amparo Animal), apresentado pela diretora de Bem-Estar Animal, Isadora Kleinubing.
O PROZAN tem como principal objetivo mapear os protetores e cuidadores de animais do município, identificando seus territórios de atuação, as áreas amparadas e as que ainda permanecem desassistidas. O programa também busca levantar informações sobre os animais em situação de abandono, comunitários e os que se encontram em lares temporários, fornecendo dados fundamentais para a construção de políticas públicas mais efetivas e para o fortalecimento da rede de cuidado animal.
Além das protetores e cuidadores independentes, o encontro contou com a presença de autoridades como o prefeito Delci Dimer , o secretário de Meio Ambiente, Douglas Gomes e o vereador apoiador da Causa animal , Moisés Trisch, demonstrando o comprometimento da gestão com o tema.
Reconhecimento e alertas
A ATPA reconhece a importância dessa iniciativa, que chega para organizar e valorizar o trabalho das protetores e cuidadores — pessoas que, com amor e dedicação, há anos sustentam a causa animal em Torres.
Durante a apresentação, uma representante da ATPA, ressaltou a importância de que as ações voltadas à causa animal não transformem o Centro de Bem-Estar Animal em um DEPÓSITO, mas que estejam focadas na efetiva redução da população animal, por meio de programas permanentes de castração, incentivo à adoção responsável e educação da comunidade — pilares essenciais para o verdadeiro bem-estar animal, as Políticas Públicas.
Após anos de desafios e ausência de políticas públicas efetivas, a ATPA recebe com alegria o início de um novo tempo para a causa animal, marcado por planejamento, diálogo e compromisso coletivo com os animais da nossa cidade.
