As animações e os filmes infantis costumam explorar a rivalidade entre cães e gatos. No entanto, diferentemente do que se imagina, as duas espécies não são inimigas naturais.
Em geral, os conflitos acontecem por dificuldades de comunicação. Problemas na socialização dos pets na fase de filhotes também podem gerar conflitos. Até mesmo a atração de uma espécie pela outra pode gerar estresse.
E tudo isso pode piorar quando acrescentamos um terceiro elemento ao relacionamento: o tutor, caso ele não esteja devidamente orientado.
Abaixo, veremos alguns dos motivos que podem gerar conflitos e como preveni-los. Além disso, você vai entender a importância de consultar um médico veterinário comportamentalista.
Pode parecer estranho, mas muitos dos atritos entre cães e gatos são motivados pela atração que um animal sente por algum elemento do outro.
Os cães, por exemplo, adoram comer a comida dos gatos. Isso porque ela costuma ser mais úmida e palatável. E isso pode ser bastante estressante para os felinos, que gostam de tranquilidade na hora da alimentação.
O mesmo acontece com as fezes. Cães adoram cheirar e comer as fezes dos gatos. Enquanto para os cães, tudo pode parecer uma grande brincadeira, para os felinos pode ser algo muito inconveniente. A perseguição pode ser constante – inclusive na caixinha de areia.
O comportamento predador é algo perigoso, para o qual os tutores devem prestar muita atenção. Isso porque tanto cães quanto gatos possuem instinto de caça – e isso é algo natural.
Contudo, apesar dos gatos serem exímios predadores, eles costumam caçar animais pequenos. Assim, na relação entre cães e gatos, muitas vezes os felinos acabam tendo o papel de presa.
Para os cães, o comportamento de caça pode ser bastante excitante e motivador. No entanto, para os gatos nessa situação, o perigo é iminente – especialmente se o cão for de grande porte.
Como prevenir problemas entre cães e gatos?
O primeiro passo para promover uma convivência harmoniosa começa na fase de filhotes. Portanto, é importante que estes animais, ainda pequenos, tenham contato com outras espécies. Assim, eles tendem a agir com maior naturalidade na fase adulta, caso precisem dividir o espaço com outro pet.
Além disso, é fundamental que os tutores estejam atentos aos sinais dos seus companheiros. Vimos que, o que pode ser divertido para um, pode ser muito estressante para o outro.
Não conseguir fazer uma refeição de forma tranquila, ser perseguido na caixinha de areia e cassado pela casa pode provocar transtornos graves para os gatos. As mordidas podem deixar sequelas ou, em último caso, serem fatais.
Da mesma forma, ingerir as fezes e a comida dos felinos pode provocar problemas gastrointestinais em cães. Os arranhões também são perigosos.
Por isso, é importante que os tutores identifiquem as situações de conflito e gerenciem estes problemas. Cães e gatos que vivem em ambientes de estresse tendem a adoecer mais e a viver menos.
Portanto, cabe aos tutores entender e respeitar a individualidade e necessidades de cada animal.
Sobre a ATPA – Cuide muito bem de quem está sempre ao seu lado, dê amor e carinho ao seu animal de estimação e diga não o abandono animal. Nós apoiamos esta campanha, e você?
Abra seu coração e conheça nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso wats e visite nossa feirinha de adoções aos sábados em frente a Casa do Agricultor.
Cuidamos de animais em estado de vulnerabilidade, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração e, sobretudo adotando um animal.
Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.
- Conheça o trabalho da ATPA:
- Instagram: @atpa. coracaoanimal
- Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/
Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/