Você tem dúvidas se cães e gatos têm câncer de mama?
A verdade é que várias doenças que acometem os seres humanos também podem ocorrer em nossos pets e as neoplasias mamárias — como também são chamados esses tumores — são um exemplo.
Por este motivo, é muito importante que você, enquanto tutor pet, se informe sobre o assunto e fique atento à saúde do seu animal.
Nossos amigos de quatro patas podem sim apresentar essa doença. Cães e gatos não só podem ter câncer de mama, como também essa é uma das neoplasias mais comuns nessas espécies.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas são diagnosticadas com tumores mamários. Além disso, apesar de ser pouco frequente, esse tipo de câncer também pode acometer os machos de ambas as espécies.
A formação de um câncer acontece a partir da multiplicação desordenada de células no organismo, as quais passam a ser consideradas células tumorais ou neoplásicas. Quando isso acontece na região mamária, há o desenvolvimento dos tumores de mama.
Tanto em pets quanto em humanos, as causas para essa doença são variadas. Ela pode estar associada à genética, a fatores nutricionais e hormonais. Por isso, nem sempre é simples falar precisamente o que gera essa condição.
No caso específico do câncer de mama, já foi bem estabelecida a influência hormonal no seu surgimento. Assim, nas fêmeas, os hormônios produzidos pelos ovários influenciam no desenvolvimento do tumor e a melhor forma de evitar este problema é por meio da castração.
Uma das melhores recomendações para prevenir o desenvolvimento de câncer de mama em cadelas e gatas é a castração precoce. Isso porque fêmeas não castradas irão liberar hormônios sexuais durante o ciclo estral, que irão estimular o crescimento das células nas glândulas mamárias e poderão desencadear neoplasias.
Uma pesquisa realizada e divulgada pelo CFMV mostrou que, quando esse procedimento é feito em fêmeas caninas antes do primeiro cio, a chance do desenvolvimento de câncer mamário cai para menos de 1%.
A partir do segundo, diminui para 8%, e no terceiro, a possibilidade de surgimento da doença será de 26%.
Já nos felinos, a castração precoce pode diminuir em até 90% as probabilidades de câncer de mama.
Além da questão hormonal, Mayara ressalta que o sobrepeso e a obesidade são outras condições que influenciam no surgimento desta neoplasia. Por isso, é tão necessário fazer o adequado controle nutricional dos pets.
Agora que você já sabe que os pets podem ter câncer de mama, é importante entender quais são os principais sinais clínicos que a doença pode causar. Isso porque um diagnóstico precoce impacta muito na sobrevida do paciente. Logo, quanto mais cedo o problema for descoberto, maiores são as chances de cura.
Ainda de acordo com o CFMV, se descoberto prematuramente, as chances de recuperação são de até 90%. Entretanto, os mesmos dados mostram que 17% das cadelas com esse tipo de câncer são diagnosticadas tardiamente.
Por isso, fique atento aos seguintes sinais: mudanças de humor, falta de apetite, cansaço excessivo ou abatimento e presença de lesões ou secreções na região das mamas.
Ao perceber esses sinais, é fundamental consultar o quanto antes um Médico-Veterinário para investigar a condição.
Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes e femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida.
PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO, PARA CÃES E GATOS ADULTOS E FILHOTES. Além dos animais de rua de Torres, alimentamos semanalmente os animais da aldeia indígena (Campo Bonito). Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.
Visite nossas redes sociais!