Quem tem gato sabe como pode ser difícil cuidar da sua pelagem e da sua pele. No geral, os felinos são muito sensíveis ao toque e podem se estressar facilmente com banhos. Eles fazem questão de cuidar da própria higiene e adoram o próprio cheiro. É dessa forma que se comunicam com os outros gatos e que se reconhecem.
Mesmo assim, em algumas situações, muitos tutores ficam com dúvida: como cuidar da pele e da pelagem do gato?
Entenda um pouco mais sobre os problemas mais comuns e os principais cuidados com o seu companheiro felino.
Erros no manejo dos gatos, na frequência dos banhos e o uso de produtos equivocados, podem prejudicar consideravelmente a saúde do animal. Além disso, algumas doenças graves, que atingem a pele do gato ou se manifestam através dela, exigem atenção.
A pelagem e a pele do gato refletem, em grande parte, o cuidado do tutor e o estado geral de saúde do pet. Sinais dermatológicos podem ter como base muitas doenças. Alergias, micoses, infecções parasitárias e doenças autoimunes são alguns exemplos.
Zoonoses, como a Leishmaniose, doenças endócrinas e até o câncer podem provocar alterações na pele do gato.
Por isso, além do manejo correto, é importante que o tutor esteja atento. O ideal é aproveitar as oportunidades que o gato oferece para cuidar de sua pele e examiná-lo com carinho e atenção.
De forma geral, apenas a escovação periódica da pelagem é suficiente para manter o pet limpo e a pele saudável. No entanto, isso pode variar bastante de acordo com o estilo de vida e as condições de saúde de cada animal.
Por isso, consultar o médico veterinário é a melhor forma de oferecer um manejo adequado para o seu companheiro felino, pois ele poderá analisar todas as características da pele do gato e poderá orientar sobre como cuidar da higiene do pet e quais produtos são mais adequados (tipos de escovas, shampoos etc).
Importante: de forma geral, os shampoos e produtos cosméticos utilizados por seres humanos são muito agressivos para a pele do gato e não devem ser utilizados. Caso recomendado pelo médico veterinário, os banhos devem ser realizados com produtos específicos para os gatos. A temperatura da água e do secador deve ser morna.
Gatos podem ter a pelagem longa ou curta. Mas, em nenhuma circunstância, devem apresentar áreas de falha na pelagem. Monitorar as mudanças na pelagem pode ajudar a identificar alterações logo abaixo, na pele do gato.
De forma geral, gatos com doenças e manifestações cutâneas apresentam os seguintes sinais clínicos: Coceira, queda excessiva da pelagem (não apenas na época de troca), falta de brilho e falhas na pelagem, feridas e crostas na pele, eritema (vermelhidão na pele), mau cheiro, caspas, apatia, irritação ou outras mudanças bruscas de comportamento. (fonte: Pet Support)
Conheça o trabalho da ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, encaminha para esterilização e alimenta animais em diversos pontos da cidade na Aldeia Indígena em campo Bonito. Estes animais foram muitas vezes deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos idosos e doentes. Ajude-nos através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) ou Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.
Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a divulgá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.
Visite nossas redes sociais!
PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO, VERMÍFUGOS E ANTI PULGAS. Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.