Os cuidados com pet no inverno são imprescindíveis, mas os pets idosos precisam de cuidados redobrados. Saiba como cuidar bem do seu animalzinho nesta época do ano.
Para começar, afinal, com qual idade o pet se torna idoso?
Cada espécie tem uma expectativa de vida e desenvolvimento diferentes. Para o cachorro, por exemplo, tamanho e raça podem ser determinantes para se descobrir que se chegou nesta etapa da vida, pois algumas vivem mais que outras. Aqui, vamos focar na idade média que isto acontece: aos sete anos, a maioria dos cachorros já podem ser considerados idosos. Alguns sinais de que o pet é idoso são pelos brancos, principalmente ao redor do focinho e dos olhos, diminuição da disposição, dificuldade para se levantar ou correr e perda dentária são os principais sinais que indicam que um cachorro está ficando velho.
Já os gatos mostram os seus primeiros sinais de envelhecimento aos doze anos, e considerados geriatras a partir dos quinze. Dificuldades na audição, fadiga, problemas de visão, alteração de apetite, são alguns sinais de que o gatinho atingiu a idade idosa.
As doenças mais comuns no inverno são resfriado, gripe e tosse. Apesar de simples, estes sintomas devem ser tratados precocemente para que não haja agravamento da doença.
Algumas doenças já existentes podem piorar nos dias de frio, como hérnia de disco, asma, dores articulares, traqueobronquite canina e rinotraqueíte felina.
Quando falamos de “gripes” em pets, os principais sintomas são os espirros, tosse e febre, mas podem evoluir, se não tratados, para perda de apetite, prostração e até mesmo óbito se não tratada adequadamente.
Esteja atento ao comportamento do seu pet. Sintomas como indisposição, dificuldade de locomoção, tremores, sensibilidade ou desconforto ao ser tocado, rigidez, entre outros sintomas, podem ser indicativos de dores articulares. Procure o médico veterinário e entenda o tratamento adequado ao pet. Existem diversos tratamentos que podem ajudar o seu animal a se sentir melhor, desde o uso de medicamentos, como também fisioterapia, massagens, sessões de exercícios etc.
Cães e gatos sentem frio? Como ajustar o ambiente para aquecê-los?
Pets idosos possuem maior dificuldade em manter a temperatura corporal e precisam de maior suporte, para que não aconteça perda de imunidade, deixando-os mais suscetíveis ao aparecimento de doenças.
Devemos nos atentar em manter os pets aquecidos, disponibilizar mantas e cobertores nos ambientes que eles frequentam, como a casinha e a caminha – estas, aliás, devem permanecer protegidas do frio, ventos e chuvas.
E roupinha? Elas ajudam a manter os pets aquecidos, porém muitos podem se sentir desconfortáveis e até mesmo serem alérgicos a alguns tecidos. Fique de olho!
Como cuidar de pet no inverno: dicas essenciais
VACINAÇÃO – É importantíssimo manter as vacinas do seu pet em dia, assim como as visitas ao médico-veterinário, independentemente, inclusive, da época do ano. Assim como nós, os animais sentem as mudanças de temperatura.
ALIMENTAÇÃO – A alimentação balanceada e rica em nutrientes é essencial para o bem-estar do animal. Saiba quais são as necessidades de seu pet. Animais idosos, em alguns casos, necessitam de suplementos para manter a imunidade. Mantenha-o hidratado, com água limpa e fresca à disposição.
ESTÍMULOS NO DIA A DIA – Estar com a atividade física em dia é um fator de extrema importância. Devemos nos atentar aos horários em que as temperaturas estão mais altas para passear com o pet. Estimular o pet a brincar pode mantê-lo mais relaxado e, assim, com menos frio.
Evite banhos em excesso, pois eles podem tirar a proteção natural que o pet tem na pele. Banhos à secos são uma ótima opção para intercalar com o banho tradicional. A tosa deve ser repensada quando feita para fins estéticos, pois o pelo do animal é uma proteção térmica.
Seja um tutor atento com comportamento e possíveis sintomas de seu pet e tenha um inverno saudável com o seu pet!
Sobre a ATPA – Cuide muito bem de quem está sempre ao seu lado, dê amor e carinho ao seu animal de estimação e diga não o abandono animal. Nós apoiamos esta campanha, e você?
Abra seu coração e conheça nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso wats e visite nossa feirinha de adoções aos sábados.
Cuidamos de animais em estado de vulnerabilidade, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração e, sobretudo adotando um animal.
Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.
- Conheça o trabalho da ATPA:
- Instagram: @atpa. coracaoanimal
- Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/
- Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/