Este verão está com as temperaturas muito altas, e se a gente já sofre, imagina os bichinhos, principalmente aqueles que possuem muita pelagem. Fique de olho no comportamento do seu amigo e, se perceber alguma mudança como prostração, falta de apetite, vômito ou diarreia, leve-o o quanto antes ao médico veterinário para saber a causa. Pode ser um simples mal-estar ou pode ser algumas das doenças causadas pelo verão.
Além da vermifugação dos seus animaizinhos que evita o aparecimento de doenças, existem também outras doenças que podem atacar o seu pet durante o verão.
Sarnas e micoses: através do contato direto com outros animais, seja no passeio na cidade ou na praia, esses problemas podem surgir na pelagem deles. Além disso, muitas micoses podem ser provocadas pelo calor e excesso de umidade,
Doenças infectocontagiosas: transmitidas através de vírus como parvovírus, coronavírus e leptospirose, essas doenças são muito comuns no calor e podem ser ocasionadas principalmente em animais que não estejam com as vacinas em dia.
Doenças gastrointestinais: o aumento da temperatura também pode causar alteração no alimento do seu pet, por isso, deixe o pacote da ração bem protegido de umidade para evitar o mofo e evite dar alimentos gordurosos ou que possam causar desarranjos intestinais,
Desidratação e insolação: esse cuidado é diário, mas deve ser intensificado principalmente no verão, deixe agua fresquinha e à vontade em locais de fácil acesso para seu pet. Proteja-o também, evite deixá-lo em locais quentes, abafados e com sol direto. Muito cuidado também ao sair com seu pet no carro, nunca o deixe sozinho, deixe as janelas abertas e se for demorar, leve-o com você,
Doenças causadas por pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas: existem vários produtos que protegem contra esses parasitas, mas nunca medique por conta própria, sempre consulte o médico veterinário para saber qual o produto é ideal para o seu animalzinho,
Doença do carrapato – essa é uma infecção séria, transmitida por carrapatos contaminados por bactérias do gênero Ehrlichia. Essa doença pode gerar vários problemas nos pets como anemia, petéquias (manchas vermelhas ou arroxeadas), hemorragias, aumento do volume do baço, alterações neurológicas e de comportamento, insuficiência renal, perda de peso, inflamações oculares e, o pior, pode baixar a imunidade, expondo o organismo do seu pet para outras doenças e se não tratar em tempo, pode levar o animal à morte,
Babesiose ou piroplasmose: Essa doença também é transmitida por carrapatos, mas desta vez, via os protozoários do gênero Babesia, e atacam as células vermelhas do sangue (as hemácias) e causam anemia, febre, fraqueza e apatia nos animais.
Em dias muito quentes, a hipertermia ou insolação ocorre por conta do aumento na temperatura corporal, que por consequência acarreta aumento na frequência respiratória, que pode evoluir para falta de ar e mucosas arroxeadas. Em piores situações, o animal pode desmaiar e ter convulsões, correndo risco de morte. Isso é mais perigoso ainda para cães braquiocefálicos (aqueles com focinho curto e vias nasais mais estreitas).
E não esqueça, o potinho de água do seu pet deve estar sempre cheio. Esse é um cuidado básico. É muito importante dar água limpa e fresca para que ele possa repor o líquido perdido com o suor. Uma ideia boa é colocar pedras de gelo na vasilha, o que mantém a água gelada para os bichinhos beberem por muito mais tempo! Animais também transpiram, mesmo que a gente não perceba. Por isso, sempre que possível, leve uma garrafinha para ele também nos passeios.
Sobre a ATPA – Cuide muito bem de quem está sempre ao seu lado, dê amor e carinho ao seu animal de estimação e diga não o abandono animal. Nós apoiamos esta campanha, e você?
Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e visite nossa feirinha de adoções aos sábados.
Cuidamos de animais abandonados, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração e sobretudo adotando um animal.
Conheça o trabalho da ATPA:
Instagram: @atpa.coracaoanimal
Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/
Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/
Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.
Nossos calendários 2024 estão à venda. É uma forma de ajudar e ainda levar pra casa um produto feito com muito carinho. Entre em contato pelo wats 51 981116834 para adquiri-los.