Dicas para ser um bom gestor

"Ser um bom gestor muitas vezes pode ser uma tarefa difícil, considerando todas as responsabilidades que esta profissão traz consigo. Porém, existem métodos que podem ajudar os gestores a desenvolverem suas habilidades profissionais, e liderarem suas equipes de forma coesa e dinâmica".

17 de fevereiro de 2021
Por Monica Alves da Silva (formanda do Curso de Administração da Ulbra Torres)

Ser um bom gestor muitas vezes pode ser uma tarefa difícil, considerando todas as responsabilidades que esta profissão traz consigo. Porém, existem métodos que podem ajudar os gestores a desenvolverem suas habilidades profissionais, e liderarem suas equipes de forma coesa e dinâmica. Mesmo que você não seja um gestor, desenvolver estes métodos poderá o tornar um exímio talento promissor, muito à frente dos seus competidores. Considere um mundo onde a maioria dos profissionais é carente de atitude e inovação, uma vez que você demonstrar qualidades enérgicas e produtivas destacar-se-á em sua área. Todo bom gestor precisa contar com sua capacidade organizacional. Sua organização é prática e funcional, todos os seus papéis, arquivos, notas fiscais e documentos estão em ordem, de tal modo que seja fácil encontrar algo específico quando necessário. Tais atitudes não só economizam tempo, como também facilitam na hora que você precisa encontrar um documento, arquivo ou contrato específico.

Ser um gestor de excelência implica em jamais dedicar uma grande quantidade de tempo a tarefas menores ou até mesmo relativamente insignificantes. Desta forma, contar com o dinamismo determina o tempo e o nível de dedicação que o gestor aplicará a uma tarefa específica. Ser gestor dinâmico necessita ser versátil e flexível, pois isso quer dizer que você compreende a importância de administrar bem o seu tempo. No entanto, em virtude de defeitos pessoais, como insegurança ou perfeccionismo, não são poucos os gestores que dispensam o seu tempo em tarefas desinteressantes e que não gerarão nenhuma lucratividade para a empresa. Outro fato ruim nesta questão é que são poucos os gestores que se dão conta desta terrível deficiência, e empenham-se em eliminá-la. Aplicar a quantidade certa de empenho e dedicação a um determinado trabalho é essencial para o desenvolvimento de uma boa gestão. Sendo assim, todo e qualquer empenho em adquirir essa qualidade é fundamental, pois beneficia tanto o gestor quanto a empresa em si.

Outra qualidade difícil de adquirir é a concentração. Muitos gestores se perdem em um enorme labirinto de compromissos, muitas vezes em função de estar sobrecarregados por grande quantidade de afazeres, obrigações e deveres, fato este que os impede de concentrar-se devidamente em tarefas específicas. A concentração pode ser um dos elementos mais difíceis de adquirir e dominar, uma vez que a necessidade de verificar e-mail, atender telefonemas, participar de reuniões, conferências, são motivos de constantes interrupções, o que se torna um obstáculo na execução de tarefas meticulosas. Porém, todo esforço neste quesito será motivo de progresso profissional. Sugere-se que aquelas tarefas que podem esperar, sejam revisadas nas horas mais calmas do dia, períodos do dia que seja mais difícil de sofrer interrupções, as quais prejudicam a concentração dedicada aos afazeres.

Delegar responsabilidades é outro elemento que grande parte dos gestores encontram dificuldades, pois sentem-se inseguros em delegar tarefas a seus subordinados, seja por não confiarem em suas capacidades ou por julgarem-nos inexperientes. Não delegar responsabilidades torna-se um comportamento prejudicial, considerando que o gestor acaba acumulando muitos deveres para si mesmo, o que o deixará esgotado. Desta maneira, ter ao seu lado colaboradores capacitados, e confiar nesta capacidade de cada um deles para executar obrigações específicas é fundamental. O gestor precisa considerar que quando tirar férias ou ficar doente, precisa ter na empresa indivíduos capacitados para substituí-lo, de forma que a empresa não pare e muito menos tenha problemas operacionais.

O último equívoco que um bom gestor não pode cometer é o de não pular etapas. Mesmo este sendo um erro que raramente os gestores cometem, é fundamental enfatizá-lo, uma vez que pular etapas pode comprometer de forma irreparável o sucesso de um determinado projeto. Sendo assim, em trabalhos de execução mais complexa, sugere-se montar um mapeamento de todas as tarefas necessárias. Destacar o grau de prioridade de cada uma delas é importante, uma vez que para serem executadas dependerão da conclusão de etapas iniciais. Diante dos fatos este é um cuidado que todo bom gestor fará questão de manter.

Ser um bom gestor envolve mais do que estas dicas, mas é colocando-as em prática com muita dedicação que você começa a trilhar o caminho de uma gestão de excelência. Mas considere que você não deve cometer o erro de se cobrar a perfeição, e nem ficar obcecado com estes princípios, ou se martirizar caso tenha dificuldades em implementar um deles em sua gestão. Seres humanos são imperfeitos, tem limitações, muitas vezes o que idealizamos na teoria não se concretiza na prática, e é nestes momentos que precisamos saber lidar com as situações, para que elas não se transformem em obstáculos ainda piores.

O mercado está cada vez mais exigente no que diz respeito à qualidade, mesmo assim devemos ser razoáveis naquilo que esperamos de nós e de nossos colaboradores. E com a atual recessão, a maioria das empresas reduziu o quadro de colaboradores, mas é aprimorando as suas qualidades, de forma gradual, mas constante, vencendo uma etapa de cada vez que o sucesso se tornara cada vez mais próximo.

 




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