Dinheiro de servidor a render na própria cidade?

“Esses fundos representam uma fonte de recursos públicos alternativa à obtenção de empréstimos em instituições do mercado, que cobram juros exorbitantes

3 de outubro de 2017

Projeto apresentado nos últimos dias pelo deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) permite que estados e municípios utilizem os fundos previdenciários próprios (RPP) através de financiamentos, para investimentos em infraestrutura, como a construção de hospitais, escolas ou estradas. A proposta exige o cumprimento de uma série de requisitos, a fim de garantir a manutenção dos valores para as aposentadorias dos servidores no futuro, mas sugere coisa boa para os dois lados: a cidade tem investimentos e os servidores fontes de ganhos de aplicação de seu dinheiro. .

“Esses fundos representam uma fonte de recursos públicos alternativa à obtenção de empréstimos em instituições do mercado, que cobram juros exorbitantes, pois se tratam de recursos que ficam imobilizados nessas mesmas instituições e que são remunerados com rendimentos bastante inferiores”, justificou o deputado, que frisou que o projeto surgiu da sugestão de prefeitos que enfrentam dificuldades de investir nos seus municípios.

Vamos ver. Tem meu apoio!

 

SIMTO DECIDE DIRETORIA EM ELEIÇÃO

 

Praticamente por unanimidade, a chapa liderada pelo servidor público e dentista André Dambrós venceu a eleição para a nova diretoria do SIMTO. Dos 284 votos possíveis, 254 foram para a chapa liderada pelo sindicalista que já estava interinamente na presidência do Sindicato.

A chapa eleita: Presidente: André Dambrós; Vice-presidente: Belimar da Silva Guimarães; 1ª Tesoureira: Maria Aparecida Silva de Moraes; 2º Tesoureiro: Luiz Felipe Rodrigues dos Santos; 1ª Secretária: Andréia Teixeira de Matos; 2ª Secretária: Zaira Marilde da Silva.

O Sindicato dos Municipiários de Torres (Simto) tem sido instrumento fundamental para intermediar interesses de servidores públicos estáveis da municipalidade local (Torres) com as decisões políticas dos prefeitos – eleitos e políticos – e seus Cargos de Confiança, servidores também necessários em qualquer administração pública. O Simto também é – como qualquer outro sindicato – negociador de melhorias no ambiente de trabalho e na remuneração da categoria, neste caso os municipáros torrenses.

 

Confiança do empresário do comércio volta a crescer

 

Em setembro, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou variação de 8,3%, ao passar de 82,4 pontos para 89,2 pontos, na série dessazonalizada. Após quatro meses de quedas consecutivas, o indicador retorna ao nível de abril deste ano (89,1 pontos).

Comparativamente a setembro de 2016, a variação do ICOM foi de 10,6%. O que indica que após apurar alguns meses de retração, motivados principalmente pela incerteza relacionada ao cenário político, a confiança do empresário do comércio no mês de setembro voltou a melhorar.

 

 

Dia das Crianças projeta melhoria de vendas no RS

 

As vendas do comércio varejista gaúcho neste 12 de outubro devem apresentar uma alta real de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo avaliação econômica Dia das Crianças 2017, divulgada na quarta-feira (27) pela Fecomércio-RS, importantes movimentos contribuem para essa projeção.

Um deles diz respeito ao comportamento de preços dos brinquedos – item mais procurado pelos consumidores na data -, que nos últimos 12 meses até agosto/2017 acompanhou a variação média da economia, com uma alta de 2,02%. A dinâmica dos preços dos brinquedos também contou com a ajuda do câmbio, variável importante de grande influência na definição de preços dos importados. Ainda pelo lado positivo, pesa na estimativa da Fecomércio-RS o cenário de melhora da economia, ainda que tímida, que se refletiu em um menor pessimismo entre os consumidores.

 

Empreendedorismo nas escolas

 

Caçapava do Sul foi anunciada como pioneira em incentivar seus cidadãos a criarem seus próprios negócios em um plano estruturado. A cidade é uma das primeiras gaúchas a aprovar um Projeto de Lei de Educação Empreendedora. A medida nasceu de uma proposta da prefeitura a partir de uma parceria com o SEBRAE RS. Conforme informa a entidade do sistema “S”, a ideia partiu de um grupo de lideranças da região da Campanha ao identificar que a educação para o empreendedorismo era um tema a ser incentivado e até oficializado nos municípios.

Particularmente acho que este tipo de cadeira deveria FAZER PARTE das diretrizes básicas da educação em TODO O BRASIL. Empreender é dar uma chance de um cidadão tentar a vida sendo livre de decisões de terceiros e livre por viver de seu negócio. Se for bom existe a realização e a geração de empregos aos seus pares da cidadania, uma realização dupla; mas se for ruim deve revisar e começar de novo e não recebe sobre o que fez porque deve ter feito sem muita cautela e planejamento, tendo da vida ônus e Bônus como tudo num ambiente de liberdade.  .

Mas colocar a estrutura em currículo de uma cidade é IMPORTANTE. Lugares como Torres poderiam implementar isto, principalmente quando os empreendimentos na área de turismo são usados como base de exemplo.

 




Veja Também





Links Patrocinados