EMBATE INTERNO ENTRE PSDB DE TORRES E DIRETÓRIO DO PSDB ESTADUAL

Coluna de Fausto Jr - Jornal A FOLHA - Torres - RS - Brasil

19 de junho de 2022
Por Fausto Júnior

 

O diretório do PSDB do Estado do RS fez uma intervenção jurídica na Comissão Provisória do partido em Torres. Isto quer dizer que o partido na cidade, enquanto estiver nesta situação, não tem poder nenhum de realizar acordos partidários locais, dentre outras impossibilidades.  Isto ocorreu porque o diretório local não estaria fazendo a mesma coisa que o diretório estadual deseja: a continuidade da busca de uma cadeira na Câmara de Torres, através da anulação da eleição do vereador do Partido Republicanos por questões de legislação eleitoral.

O PSDB de Torres quer retirar o processo pela vaga, porque já teria havido dois julgamentos a favor da continuidade na cadeira conquistada nas urnas pelo Partido Republicanos, além do vereador João Negrini, o Ninja (Rep) estar fazendo parte da base aliada do governo Carlos, do PP. Ninja, inclusive, foi um dos votos que elegeu o tucano Rafael Silveira como presidente da Câmara Municipal para este exercício de 2022, além de ser o atual Líder de Governo na Câmara neste mesmo exercício de 2022.

Uma das alegações trazidas na petição mais recente do processo é a de que a referida desistência pela busca de mais uma cadeira do PSDB de Torres na Casa Legislativa teria se dado por “motivos escusos”, alegados pelo advogado do Diretório estadual, votado pelo desembargador Eleitoral e relator do processo Oyama Assis Brasil De Morais.

Na última sessão da Câmara, realizada na segunda, dia 13 de junho, o presidente da Casa Legislativa torrense, vereador Rafael Silveira (PSDB) rechaçou a atitude do diretório estadual do partido. Ele afirmou na Tribuna que a postura do diretório (de intervir na Comissão de Torres) deva ser uma espécie de represália dos líderes estaduais, causada por falta de assunção formal em apoiar o deputado federal Lucas Redecker (PSDB) – que concorre a reeleição no pleito deste ano – por parte do diretório local.

Rafael também disse que acha errada a atitude dos diretores do PSDB do Estado, de utilizar a força de mando para atingir intenções pessoais, justamente em uma cidade que elegeu um vereador do PSDB em 2020 depois de vários anos sem representação da sigla no Poder Legislativo torrense – representação esta obtida a última vez pelo vereador Tenora, em 2004, há quase 20 anos.

No final do pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Rafael Silveira, em nome do PSDB local desabafou: “Tenho outro candidato a deputado que apoio e vou continuar apoiando; não nasci neste partido e não preciso morrer nele”, disse o presidente da Câmara de Torres na tribuna.

O embate interno iniciou por conta de uma ação do PSDB, no final do ano de 2020 (pós-eleição), que pedia o não reconhecimento da eleição dos políticos do Republicanos em Torres na eleição municipal passada, com a alegação de não ter havido o cumprimento formal do respeito à cota de mulheres na nominata, exigido pela lei eleitoral.

Caso este processo vá em frente e o PSDB (estadual) mantenha sua busca por anular a eleição do candidato do Republicanos,  o vereador João Negrini pode perder sua vaga na Câmara para o 1º suplente do PSDB aferido no pleito de 2020.

 

RÓTULA COM GANHOS DE SEGURANÇA E TURÍSTICOS

 

Estará tramitando nos ritos da Câmara de Torres, a partir da votação na segunda, dia 20/6, uma INDICAÇÃO, de autoria do vereador Silvano Borja (PDT), que sugere formalmente que DAER faça um estudo de viabilização técnica para a construção de uma rótula na Estrada do Mar, na altura do KM 86 (estrada do cemitério na entrada da Itapeva Norte), uma via de terra, ainda sem capeamento.

Na justificativa da Indicação, o autor afirma que sua demanda está fundamentada no sentido de oferecer maior segurança aos usuários daquele local, tanto os moradores como os turistas e visitantes que vão até o Parque Estadual da Itapeva.

O vereador diz ainda que o próprio DAER afirma que não pode fazer uma área para escape na altura da entrada em destaque para veículos que vem no sentido norte/sul e quer acessar a via, o que de certa forma levaria a única solução restante: uma rótula.

Silvano Borja lembra ainda que a rótula poderia fomentar mais o turismo e movimento na região, o que ativaria a economia da cidade. E reclama afinal que atualmente existe o risco de acidente causado pelos ônibus que diariamente acessam esta estrada de forma perigosa justamente pela falta de área de escape ou rótula.

Concordo. O argumento que eu usaria é o de que o Parque Itapeva pertence ao Governo do Estado do RS, assim como a Estrada do Mar é de jurisdição do mesmo governo gaúcho. A atitude, portanto, seria de fomento ao turismo do Estado, além da segurança do transito na via também estadual.  A cidade de Torres pode ganhar com isto, mas o Estado ganha mais. Eu colocaria cópia do Pedido de Providência para a Secretaria Estadual do Turismo, que pode colocar isto no portfólio de obras em prol do turismo gaúcho.

 

OBRAS ESTADUAIS QUE TAMBÉM BENEFICIAM TORRES

 

Também tramita nos ritos da Câmara torrense um PEDIDO DE PROVIDÊNCIA, de autoria do vereador Alexandre Negrini (Rep) que solicita que a prefeitura de Torres encaminhe o recapeamento asfáltico dentro do Parque Estadual da Guarita.

O autor defende que, após a implantação das cancelas eletrônicas (que está em andamento) será coerente que haja a melhoria do asfalto no Parque, mantendo a qualidade e seguranças das pessoas que ali transitam em alinhamento com a importância do parque conhecido internacionalmente.

 

PESAR PELA MORTE DO JOVEM MARCOS VINÍCIUS

 

O Vereador Jacó Miguel (PSD) é autor do Requerimento formal para que a Câmara de Torres faça o encaminhamento de uma Moção de Pesar aos familiares do jovem MARCOS VINICIUS DE FARIAS TOLENTINO, por seu falecimento, ocorrido no dia 13 de Junho passado.

O autor oferece no texto da Moção as sinceras condolências de toda a Câmara de Vereadores, entendendo que a Casa Legislativa não poderia deixar de expressar o seu pesar neste caso. Realmente, o jovem falecido tragicamente (parece que por conta de uma agressão após acidente de trânsito) está especialmente ligado a política de Torres. Praticamente todos os vereadores que utilizaram a tribuna na sessão falaram um bom tempo de seus pronunciamentos sobre a perda.

O jovem Marcos Vinícius já havia participado da prefeitura como CC, além de sua família ser filiada ao PT e militar pelas causas do partido. Mas sua participação na política parece ter sido importante para políticos de outras as agremiações. O jornal A FOLHA também expressa seu pesar pela partida tão cedo do jovem, recentemente formado em jornalismo pela UFRGS.

 

LIVRO SOBRE ZONA COSTEIRA URBANA

 

O Vereador de Torres Rogério Jacob, o Rogerinho (PP) por sua vez fez pedido de encaminhamento de uma Moção de Congratulação à Juliana Cainelli de Almeida e Adir Ubaldo Rech pela autoria do livro “Zona Costeira Urbana” que será lançado pela editora EDUCS no dia 30 de junho de 2022, as 18:30 horas na UCS / Torres.

Conforme informa o vereador autor, o livro traz como tema a relação do homem com a natureza e regulamentação da ocupação em razão da função socioambiental, que é indispensável para o seguimento da vida de todos.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados