Um inédito encontro de militantes da esquerda de Torres com dirigentes e estaduais de seus Partidos, promovido pelos Diretórios Municipais do PDT e PT da cidade, realizou-se dia 29, dando início à sua mobilização para as eleições de 2024. Três Presidentes estaduais estiveram presentes: Romildo Bolzan do PDT, Marcio Souza do PV e Jussara Dutra do PT. PCdoB, PSOL e PSB enviaram representantes. O objetivo do Encontro, realizado no Plenário Ruy Ruben Ruschel da Câmara de Vereadores de Torres, foi o de consolidar a posição dos Partidos de Esquerda na cidade com uma plataforma democrática e desenvolvimentista para as eleições do ano que vem, estimulando a reorganização dos seus diretórios municipais. Pouco falaram, entretanto, das questões municipais e mesmo de eleições.
A estratégia dos organizadores do Encontro, que deverá se traduzir numa Carta com as várias contribuições, foi o de chamar a atenção da importância do Litoral Norte – e de Torres, em especial – na crise econômica e demográfica que afeta o Estado nos últimos anos. Tendo sido o Nordeste do Rio Grande uma região de nível mais baixo de desenvolvimento no Rio Grande do Sul, com pouca densidade demográfica, ele agora desponta como uma área de grande dinamismo e capaz de se oferecer como espécie de redenção para o próprio Estado. Enquanto todas as regiões perdem população, o Litoral Norte cresce vertiginosamente. Talvez mais de 500 mil pessoas tenham se transferido para cá desde a deflagração da pandemia e expansão do home office.
“Não basta”, afirmou Carlos Paiva, Economista da FACAT de Taquara que se tem dedicado aos estudos de Economia Regional, convidado a abrir o Encontro, um Prefeito local propor um programa estritamente municipal. Ele deve estar preparado para defender a Região e o Município no cenário estadual marcado por este novo protagonismo do Litoral Norte. “Agir no local, mas situando-o no todo que o refere e envolve”, disse. Carlos Paiva teve seu livro, ontem distribuído aos presentes, editado recentemente pela Mottironi Ed, de Torres, com o patrocínio do CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DE TORRES – “ A Dívida Pública e a Mídia do RS – Uma História de Incompreensões” – , evidenciando, aqui também um protagonismo inédito da cidade, com ativo papel no debate econômico que hoje envolve todo o Estado. Outro estudo, aliás, já comentado aqui, divulgado pelo CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA de Passo de Torres, SC, revela, também, a importância de se articularem esforços para o desenvolvimento do Programa do Vale Sagrado do Mampituba, no que seria o maior polo de turismo doméstico num futuro próximo, articulando a Serra Gaúcha, onde nasce o Rio Mampituba, com os Grandes Cânions, para chegar à rica hinterlândia que interliga a Mata Atlântica ao litoral.
O Encontro também propiciou uma viva confraternização de militantes já organizados em torno do PT e do PDT e outros em processo de organização como PV, PSB, PCdoB e PSOL com seus dirigentes Partidários estaduais, os quais levaram consigo o recado do Litoral Norte: “Rogai por nós!”. Participou do Encontro apenas o Vereador Moisés Trisch, do PT, sendo de se estranhar a ausência de outros edis, com mandatos cavados no PSB e PDT, dando a entender um possível afastamento deles destas legendas nas próximas eleições.
O sucesso do Encontro, enfim, gravado por vários veículos de comunicação e disponível no YouTube, fortalece a articulação de esquerda na cidade, confirmada pelo índice de 35% de votação em Lula para Presidente no segundo turno no ano passado e avança no sentido da construção de uma forte presença popular na vida pública da cidade que já teve, no passado, uma Prefeita deste campo ideológico.