ESQUERDA x DIREITA? SEXO x AMOR? AMBOS!

Coluna de Fausto Jr - Jornal A FOLHA - Torres - RS - Brasil

24 de novembro de 2024
Fausto Junior

ESQUERDA x DIREITA? SEXO x AMOR? AMBOS!

A Direita defende a liberdade dos seres em buscar suas escolhas de vida. O Estado destro trabalha para dar ambiente para que esta busca seja mais fácil. Ela (direita) tem um lado conservador, que milita pelas tradições morais e cristãs, mas tem outra metade, praticamente pagã, que é liberal até nos costumes, desde que os governos sejam liberais na economia.
A esquerda defende o progressismo humanístico, sugerindo que as leis de convivência entre os humanos têm que interferir na liberdade dos pares para que o coletivismo seja possível como proposta de vida em geral. Um lado mais radical desta Esquerda sugere a interferência IMEDIATA, inclusive na intervenção da propriedade dos humanos atuais para dividir de forma igualitária a produção da nação, estados ou cidades. Outra, mais amena, prefere um Estado grande e com atendimento DIRETO aos seres necessitados, buscando os recursos nos impostos, com intervenções mais pontuais e crescentes, sem radicalismos.
O embate entre estes dois polos é a ÚNICA forma da humanidade progredir. A história mostra protagonistas que foram queimadas por ser mulher e defender a liberdade sexual, hoje uma realidade pragmática, principalmente no Ocidente. E se não houvesse este polo, como seria a vida das mulheres? E a história já protagonizou exemplos de ditaduras de esquerda que não deram certo. Imagina se não tivesse havido este exemplo debatido atualmente ainda entre as ideologias mundiais? Como seria mais fácil implantar o populismo, não?
Amor e Sexo podem ser colocados como uma analogia humana que represente a Esquerda e a Direita. A saudosa cantora e compositora Rita Lee cantou canção que a letra falava sobre isto. Amor pode ser a Direita e Sexo a esquerda, ou vice e versa. Tudo conforme a ideologia do vivente. Como segue.

*”Amor é um livro, sexo é esporte; Sexo é escolha, amor é sorte. Amor é pensamento, teorema
Amor é novela, sexo é cinema. Sexo é imaginação, fantasia; Amor é prosa, sexo é poesia. O amor nos torna patético, Sexo é uma selva de epiléticos. Amor é cristão, sexo é pagão; Amor é latifúndio, sexo é invasão. Amor é divino, sexo é animal; Amor é bossa Nova, sexo é Carnaval, Uô-uô-u. Amor é para sempre, sexo também. Sexo é do bom, amor é do bem. Amor sem sexo é amizade; Sexo sem amor é vontade. Amor é um, sexo é dois; Sexo antes, amor depois. Sexo vem dos outros e vai embora; Amor vem de nós e demora.
Amor é isso, sexo é aquilo; E coisa e tal, e tal e coisa Uh-uh Ai, o amor, huuum, o sexo Ahhh!” (*Fonte Compositores: Rita Carvalho / Arnaldo Jabor / Roberto Zenobio Affonso De Carvalho/ Letra de Amor E Sexo © Warner/chappell Edicoes Musicais Ltda.

SECRETARIADO EM TORRES MAIS “A ESQUERDA”… OU NÃO?

Divulgada em nota a nominata quase total do próximo governo da prefeitura de Torres que ganhou a eleição pela chapa Delci/André. Falta somente o anúncio do secretário da Fazenda, e a Chefia de Gabinete. Pelo que se nota primeiramente, a coligação entre MDB, PDT, PT e PRD foi respeitada, recebendo políticos de todas as agremiações que caminharam juntas na campanha vitoriosa. Trata-se de um governo mais à Esquerda em minha leitura desta ideologia (democraticamente).
O PDT recebeu a secretaria da Administração, onde o vereador Jacó Miguel vai trabalhar. Como os Recursos Humanos e a política de salário e benefícios sociais da categoria fazem parte da pasta, o sindicato dos servidores públicos do Município (Simto) deve festejar, porque Jacó defendeu nos seus 4 anos na Câmara os interesses desta categoria de forma suprema, sem abrir nenhum espaço de negociação. A tendência é de que a prefeitura realize melhorias salariais do funcionalismo, caso Jacó mantenha sua opinião sobre o tema (e o prefeito Delci permita).
O mesmo PDT recebeu a Secretaria da Indústria e Comércio, o que sugere subsídios diretos para este setor, já que os brizolistas defendem o Trabalhismo e inclusive empresas estatais estão em suas cartilhas ideológicas.
Já o Partido Renovação Democrática (PRD) que teve um representante em Torres levando os seus filiados é um partido político brasileiro constituído em 26 de outubro de 2022, a partir da fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A referida fusão foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro de 2023 (Wikipedia). Portanto não existe uma ideologia clara formatada, ficando ainda no centro, aguardando melhores posições no cenário nacional para se unir a um bloco. Em Torres o secretário Blando indicado para secretário porque deve ter feito um bom trabalho na campanha e recebeu confiança do Delci. Trabalhar no Esporte e principalmente na Cultura no ambiente atual em Torres é difícil. Vai ser um desafio. Olho no Lance.
Do PT até agora somente o militante social e ambiental Rafael Frizzo está nomeado, este para a Secretaria da Assistência Social. Um bom nome para trabalhar na ponta as políticas públicas federais do PT na área como as bolsas de remuneração social e os benefícios especiais, onde o município faz o trabalho de listar os inscritos conforme anda suas situações, sempre à luz do Governo Federal. Mas pode também implementar algum programa municipal para assistência social… A questão das pessoas em Situação de Rua está pendente de uma política mais organizada que responda inclusive às demandas que já estão quase na justiça por todo o Brasil. A questão da regularização fundiária também necessita de um profissional deste formato para trabalhar nos processos em andamento da cidade.

CAMARA DE TORRES DEVERÁ TER EMBATE BONITO PARA A PRESIDÊNCIA EM 2025

Com agora 03 vereadores e o prefeito eleito, o MDB de Torres deve ter o vereador Igor Beretta como candidato da situação atual (oposição até a eleição) para concorrer à cadeira de presidente da Câmara Municipal no 1º ano do governo eleito de sua agremiação. E pela oposição, o PP, atual situação, oposição na nova configuração do poder – deverá ter o nome da vereadora Carla Daitx para a mesma função: a presidência da Casa Legislativa.
O PP após o pleito tem 04 nomes: Carla, Carlos Jacques, Gimi e Rogerinho. O PSDB (parceiro do PP inclusive no pleito de outubro) tem mais 03 vereadores: o atual presidente Rafael Silveira, Luciano Raupp e a eleita em outubro Deise Clezar. O Republicanos soma mais um ao PP: o vereador Cláudio Freitas, que também passou para junto do PP ao sair do PSB e militou pela sigla no pleito. O PL, que elegeu Zé Milanez, se apresentou no início da campanha como aliado do PP, sinalizando teoricamente apoio, também. Aí já seriam 09 votos, o que ganha qualquer votação dos 13 nomes.
Já a situação do ano que vem e atual oposição tem os vereadores Igor Beretta, Dilson Boaventura e Tenora pelo MDB. E tem o vereador Moisés Trisch pelo PT, aliado fiel do MDB na Câmara de Torres. São 04 votos contra 09, portanto, dando a teórica vitória a Carla Daitx, uma representante feminina na Câmara. Só que para isto tem que haver fidelidade. E os vereadores que formavam a aliança com o PP não tiveram sua chapa eleita na composição Nasser/Tubarão: perderam para Delci/André. Portanto, podemos ter “negociações” (com CCs no governo) de vantagens dos até então companheiros do PP da Carla para que votem em Igor, o concorrente do MDB. Fora outras “traições” partidárias que podem aparecer para colocar na presidência quem mais acreditam, o que sinaliza possibilidade de mudança em ambos os “lados”.
E ainda poderá aparecer outra chapa. O vereador Gimi, com seus 7 mandatos seguidos ( iniciando o oitavo) muitas vezes aparece de última hora e negocia uma chapa conciliatória, já que se trata do 1º ano da troca de poder e a Câmara carece de gente experiente na função da presidência para conciliar as soluções de continuidade entre o atual governo do PP e o próximo do MDB – que são várias, inclusive … Olho no Lance e nos candidatos que o senhor aí da poltrona votou… Veremos os lados A e os lados B, ou não?




Veja Também





Links Patrocinados