GERAÇÃO Z: OS NOVOS EMPRESÁRIOS DO CAMPO

A Geração Z, que está iniciando no mercado de trabalho, adquiriu a reputação de ser ligado socialmente por meios eletrônicos, se relacionar virtualmente, e no âmbito do trabalho, levar inovação às empresas e buscar, constantemente maiores desafios na carreira

29 de abril de 2018
Por Roberto Schwanck Hahn*

*acadêmico do curso de Administração da ULBRA TORRES

 

A Geração Z, que está iniciando no mercado de trabalho, adquiriu a reputação de ser ligado socialmente por meios eletrônicos, se relacionar virtualmente, e no âmbito do trabalho, levar inovação às empresas e buscar, constantemente maiores desafios na carreira.  Abertos à diversidade e preocupados com a sustentabilidade, não aceitam ofertas apenas pensando, simplesmente, no lado econômico ou no status, mas agregam valor ao propósito do trabalho que irão desempenhar, formando-se, assim, profissionais mais comprometidos com a missão, visão e valores da empresa da qual fazem parte.

A geração Z já viu seus antecessores, a Geração Y, viver o sonho de “sair de casa”, estudar para ter um ótimo currículo e trabalhar em uma grande empresa, almejar um cargo superior por acreditar que um bom salário seria suficiente para se ter felicidade, e ao mesmo tempo viver a pressão de ser o melhor em tudo eser cobrado todos os dias por bons resultados.  Ao longo dos anosmuitas coisas mudaram no ambiente de trabalho, para melhor acolher os funcionários, porém, já se sabe que essa não é a única alternativa para quem deseja construir uma carreira de sucesso.

O espaço rural tem se tornado atrativo aos olhos de alguns jovens, que veem na vida no campo, uma nova forma de crescer profissionalmente.  A Geração Z busca algo além de altos salários, grandes cargos, e uma vida corrida, sem tempo para o lazer e para a família. Alguns desses jovens estão buscando qualificação para permanecer na propriedade de seus pais. Buscam preparar-se para competir em um mercado cada vez mais disputado, já que administrar uma empresa familiar requer, acima de tudo, conhecimento, habilidade e atitude.

A tecnologia utilizada na Zona Rural é um dos fatores responsáveis por atraí-los para esse meio, pois é algo com o qual já estão acostumados a conviver.  Sua proximidade como desenvolvimento tecnológico é fundamental para trazer inovações ao campo, aumentar a produtividade e qualidade dos produtos, diminuir os custos com mão de obra, entre outros.

Atualmente, o jovem que decide ficar no campo não é mais aquele que não teve oportunidade de fazer um curso superior ou mesmo terminar o ensino fundamental, e sim, um jovem que pensa em qualidade de vida, que sabe a importância de produzir seu próprio alimento.  É um jovem que encontrou no campo um novo lugar para construir sua carreira, perto de casa, junto da família, participando ativamente da educação dos filhos.

Ao mesmo tempo, é um jovem que tem consciência de que a tecnologia é essencial para o trabalho no campo, as máquinas agrícolas estão cada vez mais modernas e multifuncionais, tornando-se o “braço direito” do empresário.E, acima de tudo, um jovem que planeja seu futuro ao lado da natureza, que ansia por liberdade, por fazer seus próprios horários, seu próprio tempo, e por uma vida menos estressante do que a da cidade.

A preservação do Meio Ambiente está entre as prioridades dessa nova geração.  Buscar a recuperação do que foi degradado no passado e manter preservado o que se tem no presente, pensando nas gerações futuras, extraindo da natureza apenas o que não prejudicará o seu desenvolvimento.

O trabalho dos Empresários do Campo é fundamental para a continuidade da vida na cidade, pois eles é que produzem os alimentos vendidos na Zona Urbana. É uma profissão de grande importância, no entanto, não está sendo suficientemente valorizada.  E a Geração Z vem para mudar essa visão.  São jovens que agregam valor ao que produzem, prezam pela qualidade de vida, pela produção de alimentos mais saudáveis, pois tem consciência de que precisam zelar pela sua saúde e pela de quem consumirá os alimentos.

Os novos empresários do campo já têm o “gene” do empreendedorismo, da criatividadee da inovação.  A possibilidade de ser “seu próprio chefe”, ou seja, serem donos de seu próprio negócio, é mais um dos atrativos que o campo oferece.

 

 

 

 

 




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