Já sabemos que o “Black Friday” ou “Sexta-feira Negra” é uma tradição americana, que consiste numa grande baixa dos preços nas principais lojas, durante a última sexta-feira do mês de novembro, coincidindo com a inauguração das compras de Natal.
O primeiro uso do termo Black Friday deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise económica: na sexta-feira 24 de setembro de 1869, dois reputados bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, depois de um intenso trabalho para conseguirem grandes lucros, fracassaram no seu intento e o mercado entrou em bancarrota. Devido a isto, nomeou-se esse dia como “Black Friday”.
Outros afirmam que a sua origem remonta a 19 de novembro de 1975, dia em que o New York Times cunhou pela primeira vez com o adjetivo “negro” a referência aos problemas de trânsito e ao caos que tinha ocorrido na cidade de Nova York, nesse ano, devido aos descontos do dia seguinte ao dia de Ação de Graças.
Aqui no Brasil, a primeira Black Friday aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados foram televisores e smartphones. A média de desconto para aparelhos celulares foi de 16% e para televisores chegou a 19%.
O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com o nome Black Friday. A procura pelo termo ‘Black Friday’ em 2013 cresceu mais de 300% em relação a 2012, o que levou muitas agências de publicidade a se colocarem como centrais oficiais do evento.
Após quase 8 anos de bons resultados aqui no Brasil, o varejo já começou a se preparar para a Black Friday de 2018, que neste ano cairá no dia 23 de novembro, mas algumas lojas expandiram essa prática para o mês todo, serão 30 dias de Black Friday. A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos de até 80% em produtos de diversas categorias no varejo. A grande vantagem da Black Friday, para os clientes, é que eles podem aproveitar os altos descontos e fazer antecipadamente as compras de natal, enquanto para os varejistas, o dia das promoções é uma ótima oportunidade para que os estoques sejam esvaziados. O evento acontece toda 4º sexta-feira do mês de novembro em grande parte dos varejos dos Estados Unidos
Os eletroeletrônicos são os itens mais buscados pelos consumidores que pretendem fazer compras na Black Friday, com destaque para os smartphones, por alguns anos consecutivos. Também há grande interesse por roupas femininas e passagens aéreas, segundo pesquisa encomendada pelo Google sobre o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday.
Pesquisa interna do Google revela que a Black Friday ajudou a impulsionar a venda de diversas categorias de produtos no ano passado. Entre os principais destaques estão pneus (155%), colchões (183%), cápsulas de café (213%) e carrinhos de bebê (106%).
A cada ano, mais e mais “tipos de negócios” participam da Black Friday como: farmácias, restaurantes, supermercados, sendo essa, uma oportunidade ímpar para chamar novos clientes e fidelizá-los.
Pense nessa oportunidade de negócio e crie sua estratégia para a próxima Black Friday, que será dia 29 de novembro de 2019.