HIGIENE BUCAL CANINA: prevenção e frequência para limpeza de tártaro

Procedimentos como a escovação dos dentes e a limpeza de tártaro em cães são fundamentais para garantir o bem-estar dos animais, afastar o mau hálito e até mesmo prevenir doenças graves.

16 de setembro de 2024

A higiene bucal canina é um cuidado que deve fazer parte da rotina. Uma boa alimentação, passeios, tosas, banhos e visitas ao veterinário devem ser hábitos para quem tem um cão?  Sim, mas existe outro fator que também deve ser acompanhado pelos tutores, o cuidado com a saúde bucal do seu pet. Procedimentos como a escovação dos dentes e a limpeza de tártaro em cães são fundamentais para garantir o bem-estar dos animais, afastar o mau hálito e até mesmo prevenir doenças graves.
O cálculo dentário, conhecido como tártaro canino, é caracterizado pelo acúmulo e calcificação da placa bacteriana nos dentes do animal. Em outras palavras, a placa bacteriana que permanece por um longo período grudada nos dentes do cão começa a endurecer, tornando-se cada vez mais difícil de ser removida.
Isso gera a necessidade de fazer a limpeza de tártaro em cães, e quando não feita, pode levar à perda dos dentes.
O tártaro, quando não tratado, pode avançar para os tecidos que dão suporte aos dentes e chegar aos vasos sanguíneos, levando as bactérias aos outros órgãos do cão e causando complicações graves, como a meningite, problemas nos rins, doenças cardíacas em pets e até mesmo artrite e dores articulares.
Outro problema bastante preocupante é o risco do cão perder um ou mais dentes. Além do fator estético, a função mastigatória do animal também fica comprometida, o que pode prejudicar a sua alimentação e levá-lo a um quadro de desnutrição.
Portanto, podemos afirmar que a limpeza de tártaro em cães é fundamental para prevenir doenças e garantir a sua qualidade de vida.
Prevenir é sempre a melhor opção, e a melhor forma é por meio da escovação dos dentes. A escovação faz parte dos cuidados com a higiene para cães. O ideal é realizar a escovação diariamente e deve-se acostumar o cão desde filhote, pois sabemos que muitos cães podem ficar estressados e dificultar o processo caso não tenham sido treinados desde jovens.
Não devemos esperar o animal acumular uma grande quantidade de tártaro para, só então, tratá-lo. A melhor maneira de prevenir o seu surgimento é através da escovação canina diária. Caso não seja possível, deve-se fazer a limpeza periódica com o médico veterinário.
Durante as consultas em uma clínica veterinária, o profissional poderá verificar as condições bucais do animal e indicar o melhor momento para o tratamento.
A limpeza de tártaro em cães deve ser realizada em um hospital veterinário, pois envolve, obrigatoriamente, anestesia. O processo é simples e pouco invasivo.
No mercado, existem escovas e cremes especializados e com sabor. Seu cão, com certeza, será mais receptivo à escovação se a pasta de dentes tiver gostinho de carne. O creme dental dos humanos pode causar intoxicação, portanto, está proibido.
Agora que você já conhece a importância da limpeza de tártaro em cães, inclua esse hábito na rotina do seu companheiro!

 

Sobre a ATPA – Cuide muito bem de quem está sempre ao seu lado, dê amor e carinho ao seu animal de estimação e diga não o abandono animal. Nós apoiamos esta campanha, e você?
Abra seu coração e conheça nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso wats e visite nossa feirinha de adoções aos sábados.
Cuidamos de animais em estado de vulnerabilidade, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração e, sobretudo adotando um animal.
Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.
• Conheça o trabalho da ATPA:
• Instagram: @atpa. coracaoanimal
• Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/
• Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

 




Veja Também





Links Patrocinados